Como Fazer Referencial Teórico – Guia Completo e Prático

Quer ganhar um BRINDE que vai te ajudar no TCC? Preencha com os seus dados e entre na Lista VIP!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on pocket

Como Fazer Referencial Teórico – Guia Completo e Prático

Como Fazer Referencial Teórico – Guia Completo e Prático

O Referencial Teórico (ou fundamentação teórica) é a parte do artigo científico ou da monografia que mais provoca transtornos. É nele que estão os erros, omissões e plágios que tanto maltratam quem não sabe como fazer um TCC.

O tempo é limitado e as pessoas não conseguem manter o foco por que não sabem o que escrever. Por isso, infelizmente é nessa fase que muitas pessoas desistem de fazer seus trabalhos acadêmicos.

Mas, calma! O que poucos sabem é que quando o assunto é pesquisa científica, existe método para tudo! Se você está passando por essa dificuldade, eu vou salvar você!

Duvida? Então leia esse artigo até o final e aprenda os melhores métodos para escrever seu referencial teórico com eficiência e rapidez. Vamos abordar os seguintes pontos:

Além disso, vou tirar todas as suas dúvidas. Para isso, basta você perguntar no formulário de comentários, que está abaixo do texto. Aproveite e compartilhe com seus amigos… isso é muito importante para mim e para o blog!

Então vamos lá!
ebook temas para TCC.pdf

1. O que é referencial teórico e o que é fundamentação teórica

A primeira coisa que você deve saber é que as duas expressões significam exatamente a mesma coisa!

As normas ABNT não definem exatamente essa nomenclatura, então cada faculdade resolve aplicar a que achar mais conveniente.

Você também pode encontrar o mesmo significado nas expressões “revisão bibliográfica”, “revisão de literatura” e “abordagem teórica”. Vou usá-las nesse texto, para não ficar repetindo o termo referencial teórico o tempo todo.

Então, tanto uma como as outras dessas expressões se referem ao embasamento teórico da sua pesquisa. Rigorosamente, tudo o que você escrever deverá ser fundamentado em alguma teoria já existente.

Você não pode inventar!

Em outras palavras, referencial teórico é o conjunto de conhecimentos relativos à teoria sobre os diversos elementos contidos no seu tema, que você simplesmente vai copiar de outros autores, organizar, descrever e inserir no seu texto.

O que é Referencial Teórico
O que é Referencial Teórico

Mas, se você não deve dizer suas próprias opiniões na parte das referências, onde é que se faz isso? E onde é que fica mesmo a parte de embasamento teórico?

Para responder a essas questões, você precisa conhecer a estrutura de um TCC.

Estrutura

De modo geral, o Trabalho de Conclusão de Curso é dividido em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

A parte pré-textual serve para identificar o autor e a pesquisa, como capa, resumo sumário, etc. A parte pós-textual serve de apoio à parte textual (bibliografia, anexos, apêndices, etc.).

Já a parte textual é a que contém a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. E é no desenvolvimento que fica o referencial teórico.

O desenvolvimento deve conter, obrigatoriamente, a abordagem teórica e a análise dos resultados.

Porém, dependendo do tipo de pesquisa, haverá também, a pesquisa empírica, que pode ser um estudo de caso, por exemplo.

O desenvolvimento também deve conter a metodologia científica utilizada, exceto nos artigos científicos, onde ela aparece normalmente apenas na introdução.

Fundamentação Teórica
Fundamentação Teórica

Localização do Referencial Teórico no Desenvolvimento

Dependendo da faculdade, pode ser um capítulo específico ou não. Como não existem normas ABNT obrigatórias para isso, cada instituição organiza da sua maneira.

Por isso, é comum que a revisão bibliográfica não apareça no sumário como um capítulo específico. Mas isso você só consegue descobrir na sua própria faculdade.

Se sua faculdade exige um capítulo específico para o referencial teórico, o ideal é dividir os assuntos em subtítulos. Caso contrário, você deve criar pelo menos 02 capítulos de revisão de literatura.

Mas, como definir quais serão os capítulos ou subtítulos do seu referencial teórico?

Para isso, eu recomendo que você quebre seu tema em pelo menos 03 partes. No artigo sobre temas para TCC (acesse) eu mostrei para você o método que ajuda você a fazer essa escolha.

ebook temas para TCC.pdf

Nele eu mostrei que você deve encontrar em primeiro lugar, um assunto central. Depois, um ponto de vista sobre o assunto. E, por fim, uma palavra que represente a relação entre o assunto e o ponto de vista.

Então, o assunto deve ser o primeiro objetivo específico e, consequentemente, o primeiro capítulo. O ponto de vista será o segundo objetivo específico e também o segundo capítulo. Esses dois capítulos serão o seu referencial teórico.

A relação entre o assunto e o ponto de vista será o terceiro objetivo específico, ou seja, o terceiro capítulo. Isso é o que se denomina “análise dos resultados”. É nessa parte do trabalho que você pode mostrar suas posições sobre o conceitos pesquisados.

Embasamento Teórico
Embasamento Teórico

Citações diretas e indiretas

No tópico anterior eu disse que você simplesmente deve copiar o texto de outros autores, organizar, descrever e inserir no seu texto.

Você não leu errado, estou mandando copiar os textos de outros autores! Mas isso não é plágio?

Depende! Se você copia o texto de alguém e coloca na sua pesquisa como se fosse seu, isso é plágio. Porém, se você copia o texto de alguém e insere no seu texto, identificando quem escreveu, isso é uma citação!

A pesquisa bibliográfica deve ser 100% embasada em citações. Mesmo assim, você não vai fazer o referencial teórico só com elas.

É necessário que a maior parte do texto seja sua!

O segredo aqui é o fato de que você não vai criar nenhum conhecimento teórico, apenas comentar outras pessoas desenvolveram.

Nessa parte do trabalho, você não deve apresentar sua opinião de forma direta.

O correto é fazer uma redação descritiva. Deixe suas considerações para o terceiro capítulo, quando for analisar os resultados da pesquisa bibliográfica.

É para isso que serve o texto citado de outros autores.

Conceito e tipos

Elas estão regulamentadas pela ABNT NBR 10.520 (acesse aqui), Norma Brasileira aprovada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte”, nos termos da NBR 10.520 (ABNT, 2002, p. 1). Elas podem ser classificadas de 02 formas:

Quanto à maneira de apresentar a informação;

Quanto ao tamanho e localização.

Quanto à maneira de apresentar a informação

Citação direta é quando você copia uma parte do texto de alguém e transcreve para o seu. Nesse caso você cita as mesmas e exatas palavras.

Citação indireta é quando você copia uma parte do texto de alguém, mas transcreve para o seu usando palavras diferentes.

Citação de Citação é quando você transcreve um texto que foi citado por alguém. Nesse caso, você não teve acesso ao texto do autor original, apenas de quem já o transcreveu.

Quanto ao tamanho e localização

As curtas são aquelas de até 03 linhas. Elas devem estar inseridas no texto, dentro dos parágrafos, delimitados com aspas duplas.

Já as longas são aquelas com mais de 03 linhas. Elas devem ficar em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, em letras menores e sem aspas.

Independentemente dos tipos que aparecerem no seu referencial teórico, saiba que você deverá informar, entre parênteses:

1 – O último sobrenome do autor ou o nome da instituição responsável pelo texto em letras maiúsculas;

2 – O ano da publicação, e;

3 – O número da página da publicação em que está o texto citado.

Como exemplo, você pode observar como eu apresentei o conceito, por meio de uma citação direta curta.

Citação Direta, Indireta, Curta e Longa
Citação Direta, Indireta, Curta e Longa

Quantos textos citados devem ser utilizados?

O ideal, segundo minha experiência, é escrever 08 (oito) linhas de texto para cada 02 (duas) linhas de texto citado. No máximo 03 (três) linhas com elas para cada 07 (sete) de texto autoral.

Com menos de 20% (vinte por cento) de delas, é possível que a qualidade teórica do texto fique baixa.

Não deixe que seu texto fique baseado em “achismos”, pois isso fará surgir inúmeras perguntas dos avaliadores na sua apresentação. Nesse caso, mesmo que você saiba responder, com certeza a nota será mais baixa, por que o texto estará omisso.

Por outro lado, com mais de 30% (trinta por cento) delas, os avaliadores podem achar seu texto muito ralo. Isso é o pior que pode acontecer, a banca vai pensar que você foi preguiçoso e fez o trabalho incompleto.

Revisão bibliográfica
Revisão bibliográfica

Nesse sentido, é recomendável que cada uma contenha uma ideia apenas, algo entre 02 e 04 linhas. Evite citações longas, com várias ideias misturadas no mesmo texto.

Vou me basear nas medidas de um artigo científico, que é a modalidade de trabalho acadêmico mais comum do momento.

Mas você pode aplicar todos os números que vou mencionar para uma monografia. Para isso, multiplique as métricas que vou passar por 05.

Aplicação do padrão 20-80

Provavelmente, seu TCC terá mais ou menos 07 páginas de teoria. Além disso, cada uma delas poderá terá mais ou menos 30 linhas. Isso representará um referencial com aproximadamente 210 linhas.

Considerando um percentual entre 20% e 30%, deve haver entre 42 e 63 linhas citadas no seu texto. Isso representa algo em torno de 10 a 31 delas, dependendo do tamanho delas.

É uma margem confortável para você controlar!

Pessoalmente, gosto de trabalhar com 15, numa média de 03 linhas citadas, para a parte de referências sobre teoria. Assim é possível ficar bem próximo do “padrão 20-80”: 20% com elas e 80% de texto autoral.

Você deve ter se assustado com tantos números, mas mantenha a calma!

Nada disso está entre as regras da ABNT. Portanto, nenhum avaliador vai contar quantas delas seu trabalho tem. Busque apenas encontrar um equilíbrio perto desses parâmetros!

Quando começar a procurar

Depois de delimitar o tema e elaborar o projeto de pesquisa ou a introdução, o passo seguinte é o referencial teórico.

ebook temas para TCC.pdf

É fundamental que você só comece a buscar material depois de ter definido o objetivo geral e, principalmente, os específicos. Sem esse cuidado, você simplesmente não vai saber o que procurar.

Não saber exatamente o que está procurando é a principal causa de insucesso no TCC. Quem cai nessa armadilha acaba trabalhando dobrado, triplicado.

Desse jeito você iria ler um monte de coisa inútil, escrever várias páginas e depois perceber que aquilo não serve. Depois iria ter que fazer o trabalho quase inteiro mais uma vez, e outra, e mais outra. Não preciso nem explicar por que tanta gente desiste, não é?

Então, com cada objetivo à mão, você vai apenas ler e fazer o fichamento dos textos mais importantes que achar. Aqui no blog há um artigo sobre como fazer um fichamento (acesse aqui), mas, já digo para você simplesmente anotar:

O trecho de texto que você achou interessante;

O nome completo do autor;

O título da obra;

A editora;

O ano de publicação;

A cidade onde foi publicado;

Seus comentários sobre aquele trecho.

Faça pelo menos 08 ou 10 fichamentos de outros autores para cada objetivo específico. Sempre sugiro que meus orientandos procurem mais do que isso, para que depois possam escolher algumas para eliminar.

Afinal, é melhor sobrar do que faltar, não é? É importante ter sobras, por que na fundamentação você terá de explicar o máximo de detalhes sobre o assunto. E terá de fazer isso sem tirar nada da sua cabeça, só das citações!

Certo, mas onde encontrar esses conteúdos para fichamento?

Como encontrar material de pesquisa

Conclusão

Parabéns! Se você leu até aqui, certamente está entre os 5% de pessoas que sabem como fazer um artigo ou monografia em altíssimo nível.

Nesse artigo você teve acesso aos melhores métodos para fazer o referencial teórico da sua pesquisa com rapidez e eficiência.

Agora você precisa colocar todas as dicas e recomendações em prática. Se fizer isso, tenho certeza que seu trabalho será aprovado com uma excelente nota.

Mesmo assim, se você ainda tiver alguma dúvida… Reitero o convite para você deixar um comentário, logo ali abaixo do texto.

Além disso, peço a você que compartilhe esse artigo. Eu fiz com muita atenção a você e sugiro que você tenha a mesma atitude com as outras pessoas.

Lembre-se: compartilhar é se importar com os outros!

Em breve postarei um novo artigo como esse. Se você cadastrar seu e-mail no blog, receberá um aviso por e-mail assim que eu tiver novidades.

Então, receba meu abraço e um até breve!

Professor André Fontenelle

 

Se você gostou desse artigo, não deixe de COMPARTILHAR!

É a melhor forma de agradecer e motivar a criação de outros conteúdos como esse!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on pocket

45 respostas

  1. Muito legal gostei muito…. Não tinha nenhum entendimento sobre referencial teórico

  2. Excelente conteúdo professor e sábia maneira de expor. Desejo pleno em sua missão de facilitador do conhecimento. Parabéns mesmo!!

  3. Muito esclarecedor o texto. Didático e prático! Me ajudou muito. Obrigado prof André!

  4. Excelente Professor André Fontenelle! Obrigado que Deus multiplique seus conhecimentos!

  5. Parabéns, acredito que suas orientações vão me ajudar e muito. Amanhã vou tentar colocar em prática os ensinamentos dados tão generosamente aqui, Gratidão!

  6. Eu tenho que colocar o nome de “Referencial Teorico” no titulo? E como eu coloco os nomes dos assuntos q vou deacrever no texto?
    Seria assim, por ex.:
    RESUMO
    O que pesquisou, pq pesquisou, como fez a pesquisa, pra que fez a pesquisa, o que encontrou na pesquisa e qual sua opinião sobre a peaquisa, qual sua conclusao.
    …….
    1 INTRODUÇÃO
    ……..
    ………
    2 REFERENCIAL TEÓRICO (Tem que ter esse nome no cap 2 ou ja faz o titulo com o assunto q vai discorrer?
    …….
    2.1 O trabalho infantil no Brasil
    …..
    2.1.2 Causas so trabalho infantil
    …….
    2.1.3 Consequencias do trabalho infantil
    ……
    2.1.4
    CONCLUSÃO
    REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

  7. Confesso que já tinha escrito farias páginas, perdir tempo escrevendo conteúdos que não se encaixavam no meu real objetivo.
    Encontrar o seu material foi de Deus!!!!
    Muito obrigada agora estou confiante em um resultado excelente.
    Fique com Deus.

  8. Realmente muito bom esse material vai ajudar bastante, porem ainda preciso de ajuda p concluir meu artigo

  9. Ótimo material. Para apoiar o referncial teórico, uma dica seria criar um protocolo para realizar um mapeamento sistemático (visão panorâmica), mini ou revisão sistemática da literatura…

  10. Ótimo material. Para apoiar o referncial teórico, uma dica seria criar um protocolo para realizar um mapeamento, mini ou revisão sistemática da literatura…

  11. Uma dica muito rica. Tive tantas dificuldades na matéria, agora vou dar o seguimento do meu trabalho.

  12. Que texto perfeito! Um monte de dúvidas que eu tinha sobre o TCC foram esclarecidas! Muitíssimo obrigada!

  13. Não entendi nada….faça um exemplo…estou fazendo um tcc saneamento básico no contexto da promoção da saúde…já enviei tres vezes um refrencial teórico e não aceitaram..não entendi isso de referencial…

  14. Obrigado professor estava muito embaraçada com um texto que mas parecia uma redação de 15 páginas você abriu minhas ideias deixando de fôrma simples e clara.

Deixe o seu comentário aqui!!!

Veja também esses artigos escritos especialmente para você:

Como fazer um TCC

Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

237seguindo 4.6 / 5 ( 28 votes ) Total: 270 O projeto de pesquisa é uma das mais perigosas armadilhas para os estudantes que ainda não sabem como fazer um TCC. Isso acontece por que maioria deles ainda pensa que o projeto de pesquisa científica não passa de uma formalidade burocrática. Mas esse é o pior dos enganos… Eu fico preocupado quando vejo alguém pensando que o projeto de pesquisa seria uma só formalidade burocrática… Ele é o planejamento,

VER ARTIGO COMPLETO »
Como fazer um TCC Rápido
Como fazer um TCC

Como fazer um TCC rápido? 7 dicas para fazer TCC rápido!!!!!

0seguindo 5 / 5 ( 1 vote ) Total: 1 Como fazer um TCC rápido? Como fazer um TCC rápido? Essa é uma das perguntas que eu mais escuto, principalmente durante a segunda metade do semestre… Por isso, eu vou te mostrar as sete principais dicas que eu conheço para você fazer um TCC rápido! Eu sou o Professor André Fontenelle e já trabalho com orientação de TCC há pelo menos uns nove anos… Com essa experiência toda, eu

VER ARTIGO COMPLETO »
como fazer um tcc passo a passo
Como fazer um TCC

Como fazer um TCC passo a passo – Método de 9 passos!

0seguindo 4.5 / 5 ( 2 votes ) Total: 0 Como fazer um TCC passo a passo? Aposto que você ainda não sabe como fazer um TCC passo a passo, não é? Nesse artigo eu vou te mostrar uma coisa que só os meus alunos têm acesso! Eu vou te mostrar como funciona o método TCC Prático em nove passos. É isso mesmo! Eu vou te mostrar como é que funciona o método que eu ensino no meu treinamento.

VER ARTIGO COMPLETO »

Espera aí, qual é a sua rede social preferida?

Eu estou no Facebook, no Instagram e no Youtube. Você sabia que eu sempre apresento novidades exclusivas por lá?

Então, clica nos links abaixo, me segue e vamos interagir na rede social.

Você pode contar comigo!

Resolva os seus problemas com o TCC de uma vez por todas!

Site criado pessoalmente pelo Professor André Fontenelle, durante as madrugadas de Fortaleza-CEcom amor e a esperança de ver você vencer

© 2016 – 2019 – Todos os direitos reservados. Conheça os Termos de Uso e diga não à pirataria!

Como Fazer Referencial Teorico - Guia Completo e Prático

Aprenda os melhores métodos para escrever o Referencial Teórico do seu TCC. Descubra o conceito, o conteúdo, como fazer e veja um modelo com exemplos.