Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

Quer ganhar um BRINDE que vai te ajudar no TCC? Preencha com os seus dados e entre na Lista VIP!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on pocket

Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

O projeto de pesquisa é uma das mais perigosas armadilhas para os estudantes que ainda não sabem como fazer um TCC. Isso acontece por que maioria deles ainda pensa que o projeto de pesquisa científica não passa de uma formalidade burocrática. Mas esse é o pior dos enganos…

Eu fico preocupado quando vejo alguém pensando que o projeto de pesquisa seria uma só formalidade burocrática… Ele é o planejamento, o roteiro, o mapa do TCC!

É no projeto de TCC que estão os elementos que vão dizer como é que você vai realizar a pesquisa e como serão organizados os capítulos do seu trabalho.

Você entende agora por que ele é tão importante?

É por isso que o segundo passo do meu método para fazer um TCC rápido e com qualidade é justamente a matriz de TCC.

Essa matriz que eu mostro lá no treinamento serve justamente para você definir os elementos essenciais de um projeto, passo a passo, de forma simples e objetiva.

Se você quer fazer o seu TCC bem feito, com rapidez e sem sofrimento, então você precisa conhecer o TCC Prático, que é o meu método de nove passos.

Mas você deu muita sorte ao encontrar esse artigo. Quando terminar de ler, você vai saber como fazer um projeto de pesquisa, passo a passo. Para tanto, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Mas eu tenho que ser honesto e te avisar que não adianta tentar aprender como fazer um TCC, se você não tiver um bom tema. Por isso preparei um ebook que é um verdadeiro manual para você achar seu tema sem precisar de orientador. Então clica na imagem a seguir e baixa o ebook em PDF… é grátis!

ebook temas para TCC.pdf

O que é projeto de pesquisa?

De acordo com a ABNT, um projeto de pesquisa científica é a descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. Esse empreendimento é uma pesquisa científica que chamamos de Trabalho de Conclusão de Curso.

O projeto de pesquisa, então, é o documento que descreve o planejamento da sua pesquisa científica. Lendo o projeto de pesquisa científica, qualquer pessoa deve ser capaz de entender o escopo do seu TCC, os métodos que você vai usar e os resultados que espera encontrar.

O projeto sinaliza quais são os rumos da pesquisa científica, servindo como uma espécie de mapa para a confecção do TCC. É o primeiro grande passo de uma pesquisa bem-sucedida.

É uma carta de intenções que visa mostrar o plano de como fazer o Trabalho de Conclusão de Curso. Por esse motivo, ele é usado como critério de seleção nos cursos de mestrado e doutorado.

O projeto de pesquisa serve também para evitar o desperdício e o retrabalho na redação do trabalho acadêmico. Por isso, mesmo na graduação ou especialização, exige-se algum planejamento, por meio de um “pré-projeto” ou “matriz”.

Se você não tiver um, ou se ou seu projeto de pesquisa científica estiver mal feito, você sofrerá muito com a falta de rumo e de coesão.

Vai ficar parecendo que o TCC é difícil e o seu assunto é ruim. Porém, na verdade, você é quem não estará sabendo onde quer chegar e o que quer fazer.

Projeto de Pesquisa ABNT

A importância do projeto de pesquisa é tão grande, que a ABNT se preocupou em estabelecer uma Norma específica para padronizar o formato desse documento.

A ABNT é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 1940, tendo por objeto a normalização técnica. A ABNT se mantém com a venda de publicações e realização de cursos.

Porém, as “Normas Brasileiras” não são obrigatórias, então cada instituição de ensino pode adotar, ou não, as regras ABNT.

Por isso, muitas instituições de ensino não exigem o projeto de pesquisa no âmbito da graduação e especialização. Na verdade, essas faculdades não estão abrindo mão do projeto, mas elas aceitam que ele seja feito em formatos menos rigorosos.

No entanto, existe uma norma ABNT específica para o projeto de pesquisa. Trata-se da NBR 15.287, de 17/04/2011. Se você compreender esse modelo, todos os outros parecerão bem mais simples.

REGRAS ABNT – NBR 15287

A NBR 15.287, de 17/04/2011, é a norma da ABNT que estabelece as regras para a elaboração de um projeto de pesquisa no Brasil. Você pode encontrá-la clicando aqui.

Como eu já disse, não se trata de uma regra obrigatória, posto que as faculdades não têm o dever de segui-la. Porém, a NBR 15.287 estabelece um guia bem detalhado sobre como fazer um projeto de pesquisa.

Por esse motivo, a NBR 15.287 acaba tendo aceitação quase unânime. Então, se você está iniciando um projeto de pesquisa, é muito importante conhecê-la. Mas não se preocupe, pois nesse artigo vou explicar todas as suas regras.

A NBR 15.287 se inicia com a apresentação de seu escopo, as referências normativas, bem como os termos e definições usados em seu texto. Esses conteúdos eu vou te explicar na medida em que eles se façam necessários aqui no texto.

Entretanto, a parte principal da NBR 15.287 está na estrutura e nas regras gerais do projeto de pesquisa. Essas regras gerais são importantes para a formatação do documento, mas o essencial mesmo é a estrutura. Então vamos começar por ela.

Estrutura de um projeto de pesquisa científica

A estrutura de um projeto de pesquisa se confunde com a estrutura do próprio TCC, porém com algumas peculiaridades.

Segundo a NBR 15.287, o projeto de pesquisa deve obedecer à seguinte estrutura:

1 Parte externa:

Capa (opcional);

Lombada (opcional).

2 Parte interna:

2.1 Elementos pré-textuais:

Folha de Rosto (obrigatório);

Lista de ilustrações (opcional);

Lista de tabelas (opcional);

Lista de abreviaturas e siglas (opcional);

Lista de símbolos (opcional);

Sumário  (obrigatório);

2.2 Elementos textuais:

Introdução ;

Tema  (obrigatório);

Problema  (obrigatório);

Hipótese  (obrigatório);

Objetivos  (obrigatório);

Justificativas  (obrigatório);

Referencial Teórico (obrigatório);

Metodologia (obrigatório);

Recursos Necessários (obrigatório);

Cronograma (obrigatório);

2.3 Elementos pós textuais:

Referências (obrigatório);

Glossário (opcional);

Apêndice (opcional);

Anexo (opcional);

Índice (opcional).

Como você deve estar observando, há uma grande diversidade de elementos, mas apenas alguns deles são obrigatórios. Grande parte deles é opcional!

Os demais, você só precisa fazer se a complexidade do seu trabalho vier a exigir.

Por onde começar?

A primeira e mais importante de todas as decisões que você tem que tomar em todo a jornada do TCC, inclusive para iniciar o projeto de pesquisa, é a escolha do tema de TCC. Não tem jeito!

Aqui no blog tem um artigo sobre esse assunto. Mas, se você quiser achar agora seu tema, recomendo que baixe gratuitamente o ebook que fiz especialmente para tirar esse peso dos seus ombros (clique aqui).

Resumidamente, para escolher um bom tema de TCC, você precisa encontrar um assunto geral e um ponto de vista para analisá-lo. Depois você tem de escolher uma palavra ou expressão que faça uma relação entre essas duas coisas e depois delimitar tanto quanto for conveniente.

Exemplo de temas para Projeto de Pesquisa

No artigo sobre temas para TCC eu mostrei o seguinte exemplo:

“O impacto (palavra de ligação) econômico (delimitação) da seca (assunto geral) para a produção pecuária (ponto de vista), em relação à indústria do queijo (delimitação), entre os pronafianos (delimitação) da região semi-árida (delimitação) do sertão central cearense (delimitação), em 2016 (delimitação)”.

Perceba que os três elementos (assunto geral, ponto de vista e palavra de ligação) estabelecem o norte da pesquisa. Essas são as 03 coisas que o TCC irá entregar para o leitor e, por isso, devem ser o ponto de partida para o projeto de pesquisa.

ebook temas para TCC.pdf

Esses três elementos vão te dar pelo menos o problema, o objetivo geral, os objetivos específicos e a hipótese. E ainda vão te ajudar e fazer a justificativa e definir a metodologia a ser utilizada.

Além disso, a delimitação serve para impor limites e balizar o foco do trabalho. Por isso, também deve ser levada em consideração na elaboração do projeto de pesquisa, embora não tenha um papel específico.

As perguntas essenciais que você precisa responder antes de começar a escrever um projeto de pesquisa

A melhor maneira de evitar um bloqueio criativo, quer dizer, o famoso “branco”, é preparar alguns tópicos antes de começar a escrever.

Para te ajudar a definir esses tópicos, eu preparei algumas perguntas. Se você responder todas elas, provavelmente já terá a essência do seu projeto de pesquisa. Aí vai ficar mais fácil começar a escrever… Veja quais são elas:

Utilidade da RespostaPerguntas
 TemaO que você vai pesquisar? O que existe de interessante sobre isso?
Justificativa        Por que alguém deve se informar sobre isso? Isso é importante para quem, onde e por quê?
ProblemaQual é a controvérsia que existe sobre isso?
ObjetivosO que você quer mostrar com essa pesquisa?
HipóteseO que você acha que pode descobrir?
MetodologiaComo você vai procurar e analisar as informações?
CronogramaEm quanto tempo você pretende fazer a pesquisa? Quando você vai terminar?
RecursosOnde você espera achar as informações?
    Referencial Teórico e ReferênciasO que já existe pronto sobre isso?

 

Tente escrever numa página do seu editor de textos as respostas para cada uma dessas perguntas. Mas procure fazer isso no formato de tópicos, deixe para escrever os detalhes depois.

Assim você vai ter uma “chuva de ideias” que lhe permitirá ter uma visão geral do projeto antes mesmo de começar a escrever!

Projeto de Pesquisa Passo a Passo

Só mais uma coisa…

Se você leu todas essas 5.246 palavras, tenho certeza que esse artigo vai te ajudar muito!

Acredite, não há na internet nenhum guia tão completo como esse que você teve a sorte de ver! Então, por favor, COMPARTILHE esse post nas suas redes sociais e me ajude a levar esse conhecimento para quem precisa.

Isso é muito importante para mim e é a melhor forma de você me dizer obrigado!

E se você tiver ainda qualquer dúvida, não hesite em escrever suas perguntas nos comentários! Quem sabe eu não te ajudo mais ainda?

Um abraço e até breve!

Professor André Fontenelle

Se você gostou desse artigo, não deixe de COMPARTILHAR!

É a melhor forma de agradecer e motivar a criação de outros conteúdos como esse!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on pocket

10 respostas

  1. bom dia
    ja comecei meu projeto mais ainda estou travadas com algumas coisas, poderia me ajudar?

  2. Professor, eu assinei o curso e perdi o login no computador. Quero acessar em outro computador e não sei o login. Como eu faço?

  3. Boa orientação, porém ainda estou travada de como começar, gostaria q vc me desse mais algumas dicas qto ao pré projeto,o tema q escolhi foi sobre Autismo, baseado numa experiência familiar,o q me despertou o interesse p esse tema como tema delimitado ” Autismo e Escola Os desafios a necessidades de Inclusão “.Mto grata

  4. Passando para agradecer pela ajuda. Consegui apresentar meu projeto de forma clara, eu não fazia ideia de como fazer isso. Muito obrigada!!!!

  5. Meus parabéns professor,que artigo fantástico e ao acesso de todos,Deus te abençoe está me servindo muiti.

  6. Professor André! muito obrigada pelas diretrizes, estão sendo de grande valia, pois tenho pouco tempo. Deus te abençoe grandemente para que possamos ter pessoas como você que se dedicam na arte de ensinar com amor.

  7. Eu gostaria de requerer um projeto simples sobra a Paixão de Cristo.Preciso me comunicar e oferecer detalhes da peça.Se possivel.

Deixe o seu comentário aqui!!!

Veja também esses artigos escritos especialmente para você:

Como fazer um TCC

Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

237seguindo 4.6 / 5 ( 28 votes ) Total: 270 O projeto de pesquisa é uma das mais perigosas armadilhas para os estudantes que ainda não sabem como fazer um TCC. Isso acontece por que maioria deles ainda pensa que o projeto de pesquisa científica não passa de uma formalidade burocrática. Mas esse é o pior dos enganos… Eu fico preocupado quando vejo alguém pensando que o projeto de pesquisa seria uma só formalidade burocrática… Ele é o planejamento,

VER ARTIGO COMPLETO »
Como fazer um TCC Rápido
Como fazer um TCC

Como fazer um TCC rápido? 7 dicas para fazer TCC rápido!!!!!

0seguindo 5 / 5 ( 1 vote ) Total: 1 Como fazer um TCC rápido? Como fazer um TCC rápido? Essa é uma das perguntas que eu mais escuto, principalmente durante a segunda metade do semestre… Por isso, eu vou te mostrar as sete principais dicas que eu conheço para você fazer um TCC rápido! Eu sou o Professor André Fontenelle e já trabalho com orientação de TCC há pelo menos uns nove anos… Com essa experiência toda, eu

VER ARTIGO COMPLETO »
como fazer um tcc passo a passo
Como fazer um TCC

Como fazer um TCC passo a passo – Método de 9 passos!

0seguindo 4.5 / 5 ( 2 votes ) Total: 0 Como fazer um TCC passo a passo? Aposto que você ainda não sabe como fazer um TCC passo a passo, não é? Nesse artigo eu vou te mostrar uma coisa que só os meus alunos têm acesso! Eu vou te mostrar como funciona o método TCC Prático em nove passos. É isso mesmo! Eu vou te mostrar como é que funciona o método que eu ensino no meu treinamento.

VER ARTIGO COMPLETO »

Espera aí, qual é a sua rede social preferida?

Eu estou no Facebook, no Instagram e no Youtube. Você sabia que eu sempre apresento novidades exclusivas por lá?

Então, clica nos links abaixo, me segue e vamos interagir na rede social.

Você pode contar comigo!

Resolva os seus problemas com o TCC de uma vez por todas!

Site criado pessoalmente pelo Professor André Fontenelle, durante as madrugadas de Fortaleza-CEcom amor e a esperança de ver você vencer

© 2016 – 2019 – Todos os direitos reservados. Conheça os Termos de Uso e diga não à pirataria!

Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

Saiba o que é projeto de pesquisa e as regras ABNT sobre ele. Aprenda como é sua estrutura, o primeiro passo que você deve dar e como fazer, passo a passo.