Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

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O projeto de pesquisa é uma das mais perigosas armadilhas para os estudantes que ainda não sabem como fazer um TCC. Isso acontece por que maioria deles ainda pensa que o projeto de pesquisa científica não passa de uma formalidade burocrática. Mas esse é o pior dos enganos…

Eu fico preocupado quando vejo alguém pensando que o projeto de pesquisa seria uma só formalidade burocrática… Ele é o planejamento, o roteiro, o mapa do TCC!

É no projeto de TCC que estão os elementos que vão dizer como é que você vai realizar a pesquisa e como serão organizados os capítulos do seu trabalho.

Você entende agora por que ele é tão importante?

É por isso que o segundo passo do meu método para fazer um TCC rápido e com qualidade é justamente a matriz de TCC.

Essa matriz que eu mostro lá no treinamento serve justamente para você definir os elementos essenciais de um projeto, passo a passo, de forma simples e objetiva.

Se você quer fazer o seu TCC bem feito, com rapidez e sem sofrimento, então você precisa conhecer o TCC Prático, que é o meu método de nove passos.

Mas você deu muita sorte ao encontrar esse artigo. Quando terminar de ler, você vai saber como fazer um projeto de pesquisa, passo a passo. Para tanto, o artigo foi dividido da seguinte forma:

Mas eu tenho que ser honesto e te avisar que não adianta tentar aprender como fazer um TCC, se você não tiver um bom tema. Por isso preparei um ebook que é um verdadeiro manual para você achar seu tema sem precisar de orientador. Então clica na imagem a seguir e baixa o ebook em PDF… é grátis!

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O que é projeto de pesquisa?

De acordo com a ABNT, um projeto de pesquisa científica é a descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. Esse empreendimento é uma pesquisa científica que chamamos de Trabalho de Conclusão de Curso.

O projeto de pesquisa, então, é o documento que descreve o planejamento da sua pesquisa científica. Lendo o projeto de pesquisa científica, qualquer pessoa deve ser capaz de entender o escopo do seu TCC, os métodos que você vai usar e os resultados que espera encontrar.

O projeto sinaliza quais são os rumos da pesquisa científica, servindo como uma espécie de mapa para a confecção do TCC. É o primeiro grande passo de uma pesquisa bem-sucedida.

É uma carta de intenções que visa mostrar o plano de como fazer o Trabalho de Conclusão de Curso. Por esse motivo, ele é usado como critério de seleção nos cursos de mestrado e doutorado.

O projeto de pesquisa serve também para evitar o desperdício e o retrabalho na redação do trabalho acadêmico. Por isso, mesmo na graduação ou especialização, exige-se algum planejamento, por meio de um “pré-projeto” ou “matriz”.

Se você não tiver um, ou se ou seu projeto de pesquisa científica estiver mal feito, você sofrerá muito com a falta de rumo e de coesão.

Vai ficar parecendo que o TCC é difícil e o seu assunto é ruim. Porém, na verdade, você é quem não estará sabendo onde quer chegar e o que quer fazer.

Projeto de Pesquisa ABNT

A importância do projeto de pesquisa é tão grande, que a ABNT se preocupou em estabelecer uma Norma específica para padronizar o formato desse documento.

A ABNT é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 1940, tendo por objeto a normalização técnica. A ABNT se mantém com a venda de publicações e realização de cursos.

Porém, as “Normas Brasileiras” não são obrigatórias, então cada instituição de ensino pode adotar, ou não, as regras ABNT.

Por isso, muitas instituições de ensino não exigem o projeto de pesquisa no âmbito da graduação e especialização. Na verdade, essas faculdades não estão abrindo mão do projeto, mas elas aceitam que ele seja feito em formatos menos rigorosos.

No entanto, existe uma norma ABNT específica para o projeto de pesquisa. Trata-se da NBR 15.287, de 17/04/2011. Se você compreender esse modelo, todos os outros parecerão bem mais simples.

REGRAS ABNT – NBR 15287

A NBR 15.287, de 17/04/2011, é a norma da ABNT que estabelece as regras para a elaboração de um projeto de pesquisa no Brasil. Você pode encontrá-la clicando aqui.

Como eu já disse, não se trata de uma regra obrigatória, posto que as faculdades não têm o dever de segui-la. Porém, a NBR 15.287 estabelece um guia bem detalhado sobre como fazer um projeto de pesquisa.

Por esse motivo, a NBR 15.287 acaba tendo aceitação quase unânime. Então, se você está iniciando um projeto de pesquisa, é muito importante conhecê-la. Mas não se preocupe, pois nesse artigo vou explicar todas as suas regras.

A NBR 15.287 se inicia com a apresentação de seu escopo, as referências normativas, bem como os termos e definições usados em seu texto. Esses conteúdos eu vou te explicar na medida em que eles se façam necessários aqui no texto.

Entretanto, a parte principal da NBR 15.287 está na estrutura e nas regras gerais do projeto de pesquisa. Essas regras gerais são importantes para a formatação do documento, mas o essencial mesmo é a estrutura. Então vamos começar por ela.

Estrutura de um projeto de pesquisa científica

A estrutura de um projeto de pesquisa se confunde com a estrutura do próprio TCC, porém com algumas peculiaridades.

Segundo a NBR 15.287, o projeto de pesquisa deve obedecer à seguinte estrutura:

1 Parte externa:

Capa (opcional);

Lombada (opcional).

2 Parte interna:

2.1 Elementos pré-textuais:

Folha de Rosto (obrigatório);

Lista de ilustrações (opcional);

Lista de tabelas (opcional);

Lista de abreviaturas e siglas (opcional);

Lista de símbolos (opcional);

Sumário  (obrigatório);

2.2 Elementos textuais:

Introdução ;

Tema  (obrigatório);

Problema  (obrigatório);

Hipótese  (obrigatório);

Objetivos  (obrigatório);

Justificativas  (obrigatório);

Referencial Teórico (obrigatório);

Metodologia (obrigatório);

Recursos Necessários (obrigatório);

Cronograma (obrigatório);

2.3 Elementos pós textuais:

Referências (obrigatório);

Glossário (opcional);

Apêndice (opcional);

Anexo (opcional);

Índice (opcional).

Como você deve estar observando, há uma grande diversidade de elementos, mas apenas alguns deles são obrigatórios. Grande parte deles é opcional!

Os demais, você só precisa fazer se a complexidade do seu trabalho vier a exigir.

Por onde começar?

A primeira e mais importante de todas as decisões que você tem que tomar em todo a jornada do TCC, inclusive para iniciar o projeto de pesquisa, é a escolha do tema de TCC. Não tem jeito!

Aqui no blog tem um artigo sobre esse assunto. Mas, se você quiser achar agora seu tema, recomendo que baixe gratuitamente o ebook que fiz especialmente para tirar esse peso dos seus ombros (clique aqui).

Resumidamente, para escolher um bom tema de TCC, você precisa encontrar um assunto geral e um ponto de vista para analisá-lo. Depois você tem de escolher uma palavra ou expressão que faça uma relação entre essas duas coisas e depois delimitar tanto quanto for conveniente.

Exemplo de temas para Projeto de Pesquisa

No artigo sobre temas para TCC eu mostrei o seguinte exemplo:

“O impacto (palavra de ligação) econômico (delimitação) da seca (assunto geral) para a produção pecuária (ponto de vista), em relação à indústria do queijo (delimitação), entre os pronafianos (delimitação) da região semi-árida (delimitação) do sertão central cearense (delimitação), em 2016 (delimitação)”.

Perceba que os três elementos (assunto geral, ponto de vista e palavra de ligação) estabelecem o norte da pesquisa. Essas são as 03 coisas que o TCC irá entregar para o leitor e, por isso, devem ser o ponto de partida para o projeto de pesquisa.

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Esses três elementos vão te dar pelo menos o problema, o objetivo geral, os objetivos específicos e a hipótese. E ainda vão te ajudar e fazer a justificativa e definir a metodologia a ser utilizada.

Além disso, a delimitação serve para impor limites e balizar o foco do trabalho. Por isso, também deve ser levada em consideração na elaboração do projeto de pesquisa, embora não tenha um papel específico.

As perguntas essenciais que você precisa responder antes de começar a escrever um projeto de pesquisa

A melhor maneira de evitar um bloqueio criativo, quer dizer, o famoso “branco”, é preparar alguns tópicos antes de começar a escrever.

Para te ajudar a definir esses tópicos, eu preparei algumas perguntas. Se você responder todas elas, provavelmente já terá a essência do seu projeto de pesquisa. Aí vai ficar mais fácil começar a escrever… Veja quais são elas:

Utilidade da Resposta Perguntas
 Tema O que você vai pesquisar? O que existe de interessante sobre isso?
Justificativa         Por que alguém deve se informar sobre isso? Isso é importante para quem, onde e por quê?
Problema Qual é a controvérsia que existe sobre isso?
Objetivos O que você quer mostrar com essa pesquisa?
Hipótese O que você acha que pode descobrir?
Metodologia Como você vai procurar e analisar as informações?
Cronograma Em quanto tempo você pretende fazer a pesquisa? Quando você vai terminar?
Recursos Onde você espera achar as informações?
    Referencial Teórico e Referências O que já existe pronto sobre isso?

 

Tente escrever numa página do seu editor de textos as respostas para cada uma dessas perguntas. Mas procure fazer isso no formato de tópicos, deixe para escrever os detalhes depois.

Assim você vai ter uma “chuva de ideias” que lhe permitirá ter uma visão geral do projeto antes mesmo de começar a escrever!

Projeto de Pesquisa Passo a Passo

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Como eu disse antes, o projeto de pesquisa tem elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Mas você não deve seguir essa sequência.

O ideal é começar pela parte textual, onde estará a substância do projeto. Depois você faz os elementos pós-textuais e só no final os elementos pré-textuais.

Isso é necessário por que as referências só devem ficar prontas quando você já tiver terminado o referencial teórico. Também, por que só é possível finalizar o sumário quando todo o resto já estiver pronto.

Então, também vou seguir essa ordem, começando pelos elementos textuais.

Perceba que nessa parte do projeto de pesquisa só há elementos obrigatórios! São eles: introdução, referencial teórico, metodologia, recursos necessários e cronograma.

Introdução

Como eu disse no início do texto, o primeiro passo é delimitar um bom tema de TCC. Depois de definir o tema, o segundo passo é fazer uma boa introdução.

O ideal é iniciar a introdução informando o tema ou apresentando a justificativa. Eu prefiro iniciar com a justificativa primeiro, pois assim é mais fácil gerar curiosidade no leitor.

Justificativa

É recomendável que a justificativa tenha 02 ou 03 parágrafos, num total máximo de 12 linhas. Essa é a quantidade de texto suficiente para mostrar ao leitor que ele precisa ler sobre o seu tema.

Eu gosto de usar números. Dados e estatísticas normalmente fazem a prova cabal da importância de qualquer tema. Isso fica ainda mais evidente quando a fonte é de autoridade, como um órgão público ou uma universidade, por exemplo.

Mas não existe uma fórmula certa. A justificativa pode partir de um contexto entre necessidade e a busca de solução. Mas também de uma notícia, de uma citação e até de uma estória.

O importante é que você demonstre de forma impessoal que o tema a ser estudado na pesquisa é relevante. Mas lembre que o tema deve ser relevante para a ciência e não para você.

Você pode até partir da importância do tema para uma população, sujeito, grupo ou entidade, mas sempre com foco no avanço científico.

Tema

Depois da justificativa, você já deve emendar em seguida 01 parágrafo dedicado apenas para informar qual é o tema.

Se você já tiver feito a justificativa, não será mais necessário explicar nada, pois o leitor já saberá o contexto da sua investigação.

Nesse caso, a apresentação do tema será muito mais importante para nortear outras partes da introdução, especialmente o problema e os objetivos.

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Problema

O problema de pesquisa é, literalmente, a parte mais fácil de fazer. Parece contraditório dizer isso, pois existe uma reclamação geral dos estudantes sobre isso.

Na verdade, a dificuldade não está no problema, mas sim nos temas mal elaborados! Explico. O problema de pesquisa nada mais é que o tema precedido de um pronome relativo e uma interrogação no final. Só isso e mais nada!

Olha o tema que eu usei lá em cima:

“O impacto econômico da seca para a produção pecuária, em relação à indústria do queijo, entre os pronafianos da região semi-árida do sertão central cearense , em 2016”.

Agora olha como seria o problema de pesquisa para esse tema:

Qual o impacto econômico da seca para a produção pecuária, em relação à indústria do queijo, entre os pronafianos da região semi-árida do sertão central cearense , em 2016?

Veja que além de ser muito fácil de achar, o problema de pesquisa é uma excelente ferramenta para testar se o seu tema está bom ou não.

Se o seu tema não tem como se transformar em pergunta, eu lamento, mas ele ainda não está pronto!

Os objetivos, acredite, também se originam no tema. Você vai precisar de um objetivo geral e de alguns objetivos específicos (normalmente serão 03, pelo menos).

Objetivo Geral

Vamos começar pelo objetivo geral. O objetivo geral nada mais é do que o tema, precedido de um verbo no tempo infinitivo. Para o exemplo acima, o objetivo geral seria:

Descobrir o impacto econômico da seca para a produção pecuária, em relação à indústria do queijo, entre os pronafianos da região semi-árida do sertão central cearense , em 2016”.

Em suma, tema, problema e objetivo geral são 03 formas diferentes de perceber o mesmo objeto.

Objetivos Específicos

E os objetivos específicos? Eles também são oriundos do tema.

Lembra que eu disse que o seu tema deve ser composto por um assunto geral, um ponto de vista e uma palavra de ligação?

Pois bem, o assunto geral servirá para  primeiro objetivo específico . O  ponto de vista  para o  segundo objetivo específico . E a  palavra de ligação  para o  terceiro objetivo específico .

Veja como é fácil, você deve adotar a mesma sistemática do objetivo geral para os específicos. Você só precisa encontrar um verbo no tempo infinitivo para preceder cada parte do seu tema.

Exemplo de Objetivos Específicos para Projeto de Pesquisa Científica

Vamos continuar usando o mesmo exemplo já mencionado acima:

Objetivo específico 01  Descrever  o fenômeno da  seca  na região semi-árida do sertão central cearense, em 2016;

 Objetivo específico 02  Identificar  os dados históricos  produção pecuária  dos pronafianos na indústria do queijo;

 Objetivo específico 02  Comparar  os  resultados econômicos  da  produção pecuária atual  dos produtores analisados  e os do período anterior  ao ciclo atual de seca.

Você concorda que esses 03 objetivos específicos representam as 03 etapas a serem percorridas até que o objetivo geral seja finalmente atingido?

Primeiro, o pesquisador irá descobrir as características da seca que estava acontecendo em 2016. Isso o ajudaria a conhecer seus efeitos e supor qual foi o período anterior a ela.

Depois, o pesquisador iria descobrir qual foi a produção pecuária do público estudado, naquela região, nos últimos anos.

Por fim, o pesquisador iria relacionar o que descobriu nos dois primeiros objetivos, a fim de contrastar esses resultados com os dados econômicos daquele mercado.

Assim, ele conseguiria, finalmente, descobrir qual foi o impacto econômica da seca para aquelas pessoas, naquela região.

Você pode observar, também, que nós já teríamos os 03 capítulos desse TCC.

Os dois primeiros seriam teóricos, formando o referencial teórico sobre a seca e a produção pecuária dos pronafianos. O terceiro capítulo seria a análise dos resultados obtidos, pelo prisma mais empírico, constituindo um estudo de caso.

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Hipótese

Por fim, no encerramento da introdução você deve lançar pelo menos uma hipótese. Hipótese é um possível resultado para a sua pergunta, uma eventual resposta do problema.

Você precisa ser responsável ao estabelecer uma hipótese, pois estará se comprometendo com o leitor a testá-la no seu TCC.

Para o tema que estamos usando como exemplo, você poderia considerar a seguinte hipótese:

A seca inviabilizou economicamente a produção pecuária para a indústria do queijo na região semi-árida do sertão central cearense, em 2016, tendo em vista que elevou os custos de produção dos pronafianos a um patamar impossível de viabilizar a competitividade deles com os preços de mercado.

Perceba, nesse caso, que no segundo e no terceiro capítulos do TCC o pesquisador teria de algum modo inserir informações e análises sobre os preços de mercado do queijo, a fim de viabilizar o teste dessa hipótese.

Referencial Teórico

O referencial teórico do projeto de pesquisa não deve ser o mesmo que estará no TCC. Na verdade, no projeto de pesquisa pronto só deve existir o que as pessoas chamam de “estado da arte”.

Quer dizer, é o conhecimento básico que o pesquisador já conseguiu coletar, antes mesmo de iniciar o trabalho de pesquisa com maior profundidade.

Isso significa que no referencial teórico do projeto de pesquisa você deve inserir algumas citações, fazendo um panorama mais básico sobre o assunto e o ponto de vista. Algo como seus conceitos, sua características e sua classificação, por exemplo.

É bom que você saiba que existe uma enorme diferença entre o referencial teórico do TCC pronto e o referencial teórico do projeto de pesquisa.

O referencial teórico do TCC pronto serve para você extrair resultados. Quer dizer, pequenas conclusões sobre o assunto e o ponto de vista, que servirão de premissa para você depois testar a hipótese e solucionar o problema.

Referencial Teórico no Projeto de Pesquisa Científica

Já o referencial teórico do projeto de pesquisa serve para você levantar pendências. Quer dizer, informações que você ainda não sabe, mas que são importantes para testar a hipótese e solucionar o problema.

A ideia aqui não é descrever por completo a teoria sobre o seu tema de pesquisa. No entanto, oferecer algum indicativo para que o leitor saiba mais ou menos sua visão inicial sobre a parte teórica do TCC.

Em suma, o referencial teórico do projeto de pesquisa serve para você mostrar que não está dando um tiro no escuro, que já sabe alguma coisa e já leu pelo menos um pouco sobre o seu tema.

Metodologia

Em seguida, você deve informar no projeto de pesquisa qual é a metodologia a ser utilizada na elaboração do TCC.

A metodologia científica a ser adota num TCC pode ser classificada quanto à finalidade, objetivos, abordagem, método e procedimentos.

Quer dizer, seu TCC deverá ser enquadrado em pelo menos 05 tipos de pesquisa. É muito importante que você diga quais são eles e os motivos pelos quais você os escolheu, pois isso vai ajudar a passar um “raio x” do seu trabalho.

Acredite, metodologia científica não é um assunto difícil, nem trabalhoso. Só é um pouco extenso. Por isso, preparei um super artigo sobre isso, com absolutamente todas as informações que você precisa. Para acessar, clique aqui.

Se você preferir, no meu canal no Youtube tem uma playlist dedicada exclusivamente a te explicar como classificar sua metodologia científica. Para acessar, clique aqui.

Quer um conselho? Dedique 02 horas da sua vida para ler esse artigo e assistir esses vídeos que indiquei acima e NUNCA MAIS NA SUA VIDA tenha qualquer problema com metodologia.

Recursos

Continuando, você deve indicar os recursos que serão necessários, para que seu TCC saia do projeto e se concretize como uma pesquisa científica.

Inicie informando quais são os recursos humanos envolvidos. Quantos pesquisadores serão necessários? Haverá pessoas sendo analisadas? Haverá entrevistas, questionários, reuniões? Quando você vai fazer isso? Onde? Com quem?

Depois, cite os recursos materiais e financeiros que vai precisar. Material de consumo, todos os TCC precisam, tais como papel, tinta de impressora, etc. Você vai necessitar de algum equipamento? Também, inscrições em eventos, deslocamentos, serviços de terceiros como revisão de português, encadernação, etc.

Por fim, mencione os recursos científicos. Será necessário fazer algum experimento? Encontrar livros, artigos, documentos?

Cronograma

Outro aspecto essencial do seu projeto de pesquisa é o cronograma. Sem dúvidas, você tem uma data limite para entregar ou apresentar seu TCC. Também tem a data de início, que é exatamente o dia em que você estiver escrevendo o projeto de pesquisa.

Portanto, comece seu cronograma com esses dois marcos: a elaboração do projeto de pesquisa e a entrega (ou apresentação) do TCC.

Além disso, tem alguns marcos importantes, tais como a introdução, cada capítulo do desenvolvimento, coleta de dados para estudo de caso, qualificação, conclusão, formatação, revisão ortográfica, etc.

O ideal aqui é conhecer o cronograma da sua faculdade, de modo que o seu possa ser a adaptado a ele de forma harmônica.

Com isso, a parte textual do seu projeto de pesquisa já estará pronta. Você deverá partir, então, para a elaboração da parte pós-textual.

Você já terá a essência do projeto, com as informações necessárias para descrever o planejamento do TCC. Restará, então, preparar os elementos pós-textuais e pré-textuais.

Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas são o único elemento obrigatório da parte pós-textual. Sua importância é tanta que a ABNT desenvolveu uma norma própria para as referências, qual seja a Regra ABNT – NBR 6023.

Referências bibliográficas são o conjunto de todas as obras que forneceram conteúdos para a pesquisa. Nessa parte do trabalho, você deve viabilizar a identificação, localização e consulta dessas obras pelos seus leitores.

No futuro, vou escrever um artigo apenas sobre as referências bibliográficas, pois se trata de um assunto extenso. Para você ter ideia, a Regra ABNT NBR 6023 contém 24 páginas! Portanto, não é algo que dá para exaurir detalhes em poucas linhas.

Porém, há um padrão que você pode usar como ponto de partida para fazer suas referências bibliográficas. De acordo com a NBR 6023:2002, existem elementos essenciais e complementares da referência bibliográfica.

Os elementos essenciais, como você já deve estar supondo, são aqueles que não podem faltar nas suas referências bibliográficas. Eles estabelecem um modelo geral que pode ser complementado por outras informações, dependendo do tipo e formado da obra citada.

Como fazer as referências bibliográficas

De um modo geral, as referências bibliográficas deve conter:

Nome do autor;

Título da obra;

Edição;

Cidade;

Editora;

Ano de Publicação.

Você deve começar com o sobrenome do autor (em letras maiúsculas), depois fazer uma vírgula e informar o nome do autor. Os outros nomes, se houver mais de um autor, devem vir depois, sempre separados com vírgula.

Em seguida, aparece o título da obra (em negrito). Junto ao título, você insere dois pontos e o subtítulo da obra, se houver.

Por fim, deve vir a informação sobre a edição da obra referenciada. Também, o lugar da publicação (cidade), separando com dois pontos, o nome da editora e o ano da publicação.

No final, você deverá ter algo mais ou menos como esse exemplo (fictício):

FONTENELLE, André Luiz Moreira. Como fazer um projeto de pesquisa: conhecendo o passo a passo. 3. ed. São Paulo: Internet Editora, 2017.

É certo, contudo, que há mais dados que podem ser informados nas referências. Mas eles só serão obrigatórios eventualmente, conforme o tipo de obra que você consultou. Veja alguns deles:

Página;

Endereço do Link;

Data de Acesso;

Tipo de Mídia;

Coleção ou Revista;

ISSN.

Minha dica é que você não se assuste muito com as referências bibliográficas. Colete apenas as informações que estiverem disponíveis nas obras que consultar e use as informações que tiver. Não perca tempo procurando dados catalográficos que não estejam a mão.

Anexos e Apêndices

Além disso, a parte pós-textual do projeto de pesquisa contempla os famosos anexos e apêndices. Também existe uma norma para conceituá-los, a REGRA ABNT – NBR 14724.

Resumidamente, ambos são documentos ou textos usados no projeto de pesquisa, mas que não estão disponíveis ao grande público. Por isso eles devem ser juntados ao projeto.

A diferença é que o apêndice foi feito por você e o anexo é de autoria de terceiros.

Por exemplo, se você elaborou uma planilha necessária ao entendimento do seu projeto de pesquisa, isso é um apêndice. Esse documento deve estar contido no projeto, pois nenhum leitor terá acesso a ele, se você não o fornecer. O mesmo raciocínio deve ser aplicado aos anexos.

Acho que eu nem preciso te dizer que nem o apêndice e nem o anexo devem estar já inseridos na parte textual, não é? Isso seria uma redundância e serviria apenas para inchar o seu projeto de pesquisa.

Depois de fazer as referências bibliográficas, seu projeto de pesquisa deverá estar quase pronto. Ficarão faltando alguns detalhes úteis para a identificação e organização do projeto.

Para isso, existem os elementos pré-textuais, que irão informar os dados básicos do projeto e seu conteúdo. Mas não se preocupe, apenas 02 elementos são obrigatórios na parte pré-textual: a folha de rosto e o sumário.

Mesmo assim, vou falar um pouco de todos os elementos, pois é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre eles.

Capa

A capa é um elemento opcional. Na verdade, segundo a REGRA ABNT – NBR 14724, ela está na parte externa do projeto de pesquisa. Na prática, podemos afirmar, contudo, que ela estaria junto da parte pré-textual. Em regra, a capa deve conter:

O nome da instituição de ensino superior;

O nome do autor;

O título;

O subtítulo (se houver);

O local (cidade) da entidade;

O ano da entrega.

As informações devem ser inseridas nessa ordem acima, devendo ser observados apenas alguns aspectos.

Primeiro, você deve inserir “dois pontos” depois do título, para depois digitar o subtítulo. Segundo, no caso de cidades que tenham o mesmo nome, é recomendável que seja inserida a sigla do estado.

Folha de Rosto

Além disso, há a folha de rosto, que é obrigatória em um projeto de pesquisa. Ela deve conter:

O nome do autor;

O título;

O subtítulo (se houver);

O tipo de projeto de pesquisa;

O nome da instituição de ensino;

O nome do orientador;

O local (cidade) da entidade;

O ano da entrega.

Além disso, se a instituição de ensino exigir, deve haver, também os dados curriculares do autor.

Na folha de rosto, devem ser observados os mesmos aspectos que mencionei em relação à capa para os subtítulos e o local da entidade.

Perceba que a folha de rosto pode substituir tranquilamente a capa, por isso ela é obrigatória e a capa, facultativa.

Lista de Abreviaturas e Siglas

A lista de abreviaturas é outro elemento facultativo da parte pré-textual. É a relação, em ordem alfabética das siglas e abreviaturas que você usou no texto, com as respectivas palavras ou expressões que a representem por extenso.

Por exemplo:

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

Coop. Cooperativa

A lista de abreviaturas pode ser muito útil se o seu texto contiver muitas siglas e, principalmente, muitos termos técnicos abreviados.

Há ainda a Lista de Símbolos, que segue o mesmo padrão da lista de abreviaturas. A diferença, entretanto, é que ao invés de mencionar as siglas e abreviaturas, você vai mostrar os símbolos eventualmente utilizados.

Lista de Ilustrações

Outro elemento facultativo da parte pré-textual é a Lista de Ilustrações. Facultativo em termos, por que se o seu trabalho contiver ilustrações, naturalmente você terá de listá-las em algum lugar.

Então sua opção será em ter ilustrações no projeto de pesquisa e não em elaborar a Lista de Ilustrações.

A ordem das ilustrações na lista deve ser a mesma em que elas aparece no texto.

A apresentação da lista se dá com o nome de cada ilustração, que se dá pela palavra “quadro”, com o respectivo número de ordem. Por exemplo: “Quadro 1”.

Depois do nome da ilustração, você deve colocar um travessão e em seguida seu título, com o número da página para completar. Seguindo esse padrão, você pode chegar ao seguinte exemplo:

Quadro 1 – Processo de circulação de ingressos econômicos entre a sociedade e seus membros 7

Se o seu trabalho tiver muitas ilustrações e de variadas espécies, o recomendável (não obrigatório) é que você faça uma lista para cada tipo de ilustração.

Nesse caso, poderia haver uma lista para desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, etc.

Há, também, a possibilidade de inserir uma lista de tabelas, que seguirá o mesmo padrão da lista de ilustrações, sendo também opcional. Por exemplo:

Tabela 1 – Detalhamento de ingressos e rateios por sócio 12

Sumário

Por fim, há o sumário. Esse elemento, além de ser obrigatório, é muito importante, pois ele representa uma espécie de mapa indicativo do conteúdo do projeto de pesquisa.

Tal é sua importância, que foi criada uma norma própria pala ele: a REGRA ABNT NBR 6027. Mesmo assim, não existe muito mistério para sua elaboração, havendo apenas algumas regras gerais bem simples:

A palavra “sumário” tem de aparecer centralizada, no topo da página;

Devem constar do sumário apenas os elementos textuais e pós-textuais;

A indicação das seções do sumário devem estar alinhadas à esquerda;

Os títulos e subtítulos (caso existam) devem estar logo em seguida aos indicativos de suas seções;

Cada seção pode ser paginada de acordo com o número de sua primeira página ou pelos números das páginas (Ex. 23) de início e fim, separadas por hífen (Ex. 23-37).

Enfim, não tem muito o que fazer, não é!

Conclusão

Parabéns! Você chegou ao final do artigo e agora já tem todas as informações que precisa para deixa seu projeto de pesquisa pronto.

O que é projeto de pesquisa?

Na primeira parte do texto, você descobriu o que é um projeto de pesquisa, conheceu suas principais características e quais são suas finalidades. Tenho certeza que depois disso, você percebeu o quanto é importante dar atenção ao projeto de pesquisa na sua jornada do TCC.

Projeto de Pesquisa ABNT

A segunda parte foi sobre a relação projeto de pesquisa ABNT. Nessa parte do artigo você conheceu a ABNT e um pouco de como ela funciona. Também descobriu que a ABNT criou uma norma especial para o projeto de pesquisa, que é a NBR 15.287, de 17/04/2011.

Estrutura de um projeto de pesquisa científica

Depois, você descobriu como deve ser a estrutura de um projeto de pesquisa científica. Agora, você sabe que um projeto de pesquisa pronto tem uma parte externa e uma interna.

Na parte interna, é possível haver a capa e a lombada. Já na parte interna, você agora sabe que ela se divide em três: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Por onde começar?

Continuando, eu te mostrei qual deve ser o primeiro passo que você deve dar, qual seja a escolha do tema.

ebook temas para TCC.pdf

Também te mostrei as perguntas essenciais que todo projeto de pesquisa científica deve responder.

Com isso, você já tem condições de fazer um bom planejamento antes de começar a escrever o primeiro parágrafo do seu projeto de pesquisa científica. Posso dizer que essas perguntas são uma espécie de vacina, que vão te deixar imune ao famoso e temido “branco” na hora de escrever.

Projeto de Pesquisa Passo a Passo

Por fim, você chegou à quinta e mais importante parte do texto, que foi o projeto de pesquisa passo a passo. Você descobriu como deve produzir cada elemento do projeto de pesquisa e conheceu os detalhes mais importantes que deve observar.

O mais importante é que agora você sabe a ordem em que deverá escrever cada parte do projeto de pesquisa. Seu trabalho vai ficar muito mais fácil, pois cada trecho que você escrever te ajudará a escrever o parágrafo seguinte.

O seu projeto de pesquisa pronto vai sair rápido e ficará muito bem feito depois dessa avalanche de dicas!

Só mais uma coisa…

Se você leu todas essas 5.246 palavras, tenho certeza que esse artigo vai te ajudar muito!

Acredite, não há na internet nenhum guia tão completo como esse que você teve a sorte de ver! Então, por favor, COMPARTILHE esse post nas suas redes sociais e me ajude a levar esse conhecimento para quem precisa.

Isso é muito importante para mim e é a melhor forma de você me dizer obrigado!

E se você tiver ainda qualquer dúvida, não hesite em escrever suas perguntas nos comentários! Quem sabe eu não te ajudo mais ainda?

Um abraço e até breve!

Professor André Fontenelle

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É a melhor forma de agradecer e motivar a criação de outros conteúdos como esse!

18 respostas

  1. Gostaria escrever-me ao canal do YouTube do Professor André Fontenelle sob pena de não perder quaisquer vídeo.

  2. Senhor Professor de facto estou sensacionalmente otimista e felicíssimo com as orientações que cá pude encontrar . Sou angolano, reside na cidade do Uíge, concretamente na Vila do Pombo. Nesta Vila há insuficiência de biblioteca, para poder desenvolver um estudo aprofundado sobre elaboração de Projeto de Pesquisa . Havendo insuficiência de recursos achei por bem, pesquisar na Google e logo, deparei-me com as informações do Senhor Professor André Fontenelle, sob: Como fazer um TCC Passo a Passo . Foi apartir daqui que percebi que estou no sítio ideal para aprender fazer o TCC .

  3. Essa é a explicação mais completa e didática que encontrei, excelente conteúdo! Muito obrigada por trabalhar com excelência, parabéns pelo trabalho de alta qualidade.

  4. O senhor top gostaria de ter um profissional assim no meu curso que estou pra concluir, dentre as minhas pesquisas achei seus vídeos e amei, muito bom, estou precisa de ajuda na parte do resumo professor meu tema de TCC é sobre os direitos e cumprimentos da mulher no mercado de trabalho me ajude por favor

  5. Olá professor, esse modelo de projeto pode ser para seleção de mestrado? Att Prof Rosana

  6. bom dia
    ja comecei meu projeto mais ainda estou travadas com algumas coisas, poderia me ajudar?

  7. Professor, eu assinei o curso e perdi o login no computador. Quero acessar em outro computador e não sei o login. Como eu faço?

  8. Boa orientação, porém ainda estou travada de como começar, gostaria q vc me desse mais algumas dicas qto ao pré projeto,o tema q escolhi foi sobre Autismo, baseado numa experiência familiar,o q me despertou o interesse p esse tema como tema delimitado ” Autismo e Escola Os desafios a necessidades de Inclusão “.Mto grata

  9. Passando para agradecer pela ajuda. Consegui apresentar meu projeto de forma clara, eu não fazia ideia de como fazer isso. Muito obrigada!!!!

  10. Meus parabéns professor,que artigo fantástico e ao acesso de todos,Deus te abençoe está me servindo muiti.

  11. Professor André! muito obrigada pelas diretrizes, estão sendo de grande valia, pois tenho pouco tempo. Deus te abençoe grandemente para que possamos ter pessoas como você que se dedicam na arte de ensinar com amor.

  12. Eu gostaria de requerer um projeto simples sobra a Paixão de Cristo.Preciso me comunicar e oferecer detalhes da peça.Se possivel.

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