Como escolher Temas para TCC [com vídeos]

Como escolher Temas para TCC [com vídeos]
4.5 (89.41%) 17 votes

ebook temas para TCC.pdf

Temas para TCC – Como encontrar o seu?

Analisando o Censo da Educação Superior de 2015 (INEP), concluí que em 2017 há mais de 1 milhão de alunos concludentes. De fato, a grande maioria deles irá defender TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Percebi que talvez o principal obstáculo que eles vão enfrentar é achar um objeto de estudo. Por isso, resolvi ajudá-los, criando a fórmula ideal para a escolha de temas para TCC.

Essa escolha (temas para TCC) é uma enorme fonte de incertezas, angústias e desmotivação. Isso acontece por que as pessoas normalmente não sabem exatamente o que é um tema de TCC. Além disso, é menor ainda a quantidade de alunos que sabe fazer a delimitação de tema.

O que você vai encontrar nesse artigo?

Mas antes, convido você a se inscrever gratuitamente no meu blog. Assim, você será avisado quando eu postar outro conteúdo como esse e poderá acessá-lo antes de todo mundo.

Para isso, basta inserir seu e-mail no formulário abaixo. Não deixe de se inscrever, é grátis e eu não mando spam. Se quiser, digite seu tema de TCC lá embaixo nos comentários e eu analiso ele para você!

As 06 Características dos temas para TCC perfeitos

Quando um aluno me convida para ser seu orientador, faço algumas perguntas para conhecer a pesquisa. Normalmente, fico impressionado ao perceber que quase sempre os alunos simplesmente não sabem sobre o que pesquisar.

Infelizmente, é comum que as pessoas não saibam a diferença entre tema de TCC e área de conhecimento.

Sem a pretensão de aprofundar esse conceito, posso afirmar que área de conhecimento é um conjunto de ciências ou saberes que tenham identidade.  Quer dizer, dados e informações que tenham características, métodos ou objetos comuns.

As áreas de conhecimento servem para facilitar o trabalho das instituições de ensino e pesquisa. Permitem que elas tenham condições de sistematizar a produção científica, para sua divulgação, utilização e expansão.

Por isso, as áreas de conhecimento são organizadas por hierarquias. Por exemplo, as ciências exatas representam uma área do conhecimento, porém, dentro dela, há a matemática, que é outra área de conhecimento ampla. Na matemática, já é possível identificar a álgebra… e assim por diante!

Desse modo, se alguém diz que seu tema de TCC é, por exemplo, sobre “sustentabilidade”, essa pessoa só tem uma vaga noção entre inúmeras opções possíveis. Há, nesse caso, apenas uma noção sobre a área de conhecimento que pretende estudar.

Isso por que o termo “sustentabilidade” é amplo demais, contemplando nele uma série de conhecimentos que embora tenham identidade, são diferentes.

Você precisa de um assunto único, individualizado entre vários que existam dentro de uma área de conhecimento.

Veja esse exemplo:

“O impacto financeiro das ações de sustentabilidade aplicadas pela empresa X para a diminuição do desperdício do produto Y, durante 2015”.

Diferenças entre Área de Conhecimento e Temas de TCC

Diferenças entre Área de Conhecimento e Temas de TCC

Você concorda que esse exemplo faz uma delimitação com muito mais eficiência do que simplesmente “sustentabilidade”?

As características de bons temas para TCC

Por isso, você precisa conhecer as 06 características dos bons temas para TCC, dentre as quais é possível citar pelo menos as seguintes:

Características de bons temas para TCC

Características de bons temas para TCC

Realismo;

Objetividade;

Originalidade;

Relevância;

Viabilidade;

Delimitação.

Realismo

É necessário ser realista, quer dizer, ele deve ter como objeto algo concreto, que exista ou possa efetivamente vir a existir após a pesquisa, não podendo ser oriundo unicamente da imaginação do autor.

Objetividade

Ele também tem que ser  objetivo , de modo que sua descrição informe exatamente o conteúdo que será estudado durante a pesquisa.

Originalidade

Além disso, temas para TCC devem ser  originais , mas é importante ter muito cuidado com essa afirmação, por que não há problema nenhum em pesquisar sobre algo que alguém já estudou, porém, não é possível repetir a mesma pesquisa.

Vamos tomar por base o exemplo anterior:

“O impacto financeiro das ações de sustentabilidade aplicadas pela empresa X para a diminuição do desperdício do produto Y, durante 2015”.

É plenamente possível pesquisar de novo sobre as ações de sustentabilidade, porém com vistas ou outro tipo de impacto (além do financeiro), ou sob outra ótica (além da diminuição do desperdício), ou em outra empresa, produto ou período.

Veja que é possível modificar e ter vários desdobramentos, sem perder a originalidade, bastando, para isso, que seja mudada uma de suas variáveis.

Porém, não seria original o trabalho que tivesse como objeto exatamente os mesmos objetos (“impacto financeiro”, “ações de sustentabilidade”, “empresa X”, “diminuição do desperdício”, “produto Y”, “durante 2015”).

Relevância

Além disso, o tema de TCC também precisa ser  relevante , ou seja, os resultados da pesquisa devem ser úteis para uma população ou pelo menos para um sujeito, como no caso da “empresa X”, de nosso exemplo acima.

Viabilidade

Outra característica importantíssima de temas para TCC é a  viabilidade. Isto é, a existência de fontes de pesquisa suficientes para que o pesquisador consiga atingir os objetivos estabelecidos e solucionar o problema proposto.

Em suma, para haver pesquisa, é necessário que exista algo ser pesquisado.

Delimitação

Por fim, há a mais importante de todas as características, a delimitação de tema, que impacta na definição do problema, do objetivo geral e até do título da pesquisa.

Delimitação de Tema para TCC

Delimitação de Tema para TCC

Como escolher o tema do TCC

É necessário reduzir a abrangência até o ponto limite em que o leitor consiga perceber exatamente que só existe um objeto único a ser analisado.

Ele deve ser recortado até o ponto em que não possa ser mais restringido sem que a pesquisa seja inviabilizada por falta de conteúdo.

Para conseguir isso, temas para TCC precisam partir do geral para o específico.

Como escolher o tema do TCC

Como escolher o tema do TCC

Os 03 passos da delimitação de tema

Essa é a parte mais importante de qualquer tipo pesquisa científica, por isso, desenvolvi um método prático e simples, para fazer delimitação de tema em apenas 03 passos.

Primeiro passo: A escolha do assunto principal 

Como escolher o tema do TCC em 03 passos

Como escolher o tema do TCC em 03 passos

O ponto de partida para delimitar com sucesso é encontrar um bom assunto, que vai ser o objeto central do seu estudo, em torno do qual irá se realizar a pesquisa.

Isso significa que esse assunto tem de despertar bastante interesse em você, pois lidar com ele será sua rotina durante bastante tempo. Então escolha algo que desperte a sua curiosidade e te impulsione a pesquisar.

De longe, a maior causa de insucesso em TCC é a escolha de assuntos que os pesquisadores não gostam. Por isso, nunca indico assuntos para os meus orientandos, nem deixo eles aceitarem indicações externas.

É necessário despertar o interesse do pesquisador, para que ele consiga manter consistência na atividade de pesquisa, que exige esforço e persistência.

A boa notícia é que existem 03 dicas fáceis para encontrar um bom assunto,  que se relacione intimamente com o pesquisador.

Dica 01: Reviver!

Dicas TCC - Como escolher o assunto principal

Dicas TCC – Como escolher o assunto principal

Provavelmente, na área de conhecimento do seu curso há uma disciplina que você tenha gostado mais de estudar do que das outras. E certamente nessa disciplina houve pelo menos uma aula que você gostou tanto, que ainda se lembra até hoje o seu conteúdo.

Pronto! O conteúdo da aula que você mais se lembra de ter gostado é um ótimo assunto para o seu tema de TCC!

Mas, suponha que você não gostou de nenhuma aula do curso inteiro, a ponto de não se lembrar de nenhum assunto interessante.

Sinceramente, acho pouco provável que isso possa acontecer, mesmo que você esteja num curso distante de sua vocação. Mas, mesmo assim, se essa primeira tentativa falhar, há uma segunda dica:

Dica 02: Curar a dor!

Dicas TCC - Como escolher o assunto principal

Dicas TCC – Como escolher o assunto principal

Se você se vê obrigado a estudar algo, mesmo sem gostar, provavelmente é por que isso será útil ao seu trabalho, seja ele atual ou futuro.

Nesse sentido, é bom lembrar que em todo ambiente de trabalho há uma série de pendências, dificuldades ou desafios para serem resolvidos.

Então, você pode encontrar algum assunto relacionado ao seu curso que pode resolver algo no ambiente de trabalho. Já pensou, tirar nota 10 no TCC e ainda ganhar uma promoção?

Saiba que conseguir esses dois objetivos é viável e até comum para quem aproveita o TCC como meio para solucionar um problema da empresa onde trabalha ou simplesmente para desenvolver uma inovação no mercado!

Entretanto, vamos supor que tenha ocorrido o pior e mais improvável cenário: você não gosta do seu curso e não consegue achar nenhum problema na sua rotina que mereça ser pesquisado.

Difícil essa situação, não é? Mesmo assim, ainda há uma terceira dica que certamente pode ser aplicada para qualquer pessoa: esperança!

Dica 03: Sonhar!

Dicas TCC - Como escolher o assunto principal

Dicas TCC – Como escolher o assunto principal

Provavelmente você está fazendo o curso por causa de algum objetivo acadêmico ou profissional. Por pior que esteja a sua situação, certamente você tem um sonho.

Qual é a sua esperança? Qual é o seu sonho, sua visão de futuro?

A dica é: imagine um futuro de sucesso profissional e pense em algum conteúdo que você aprendeu no seu curso que poderia te ajudar a realizar esse sonho. Esse assunto é, sem dúvida, algo que você deve pesquisar!

Nada melhor do que usar o TCC como oportunidade para desenvolver algum conhecimento que pode ser o seu diferencial competitivo no mercado!

O simples fato de você pesquisar um assunto provavelmente lhe tornará um especialista, frente a grande maioria das pessoas. Já pensou nisso?

Bom, creio que com essas dicas você vai conseguir achar o assunto do seu tema de TCC, mas devo dizer que esse é apenas o primeiro passo.

Depois de definir o assunto, você precisa começar a fazer recortes nele, até que ele se refira a um único objeto. Para isso, temos que dar o segundo passo.

Segundo passo: O ponto de vista

Depois de escolher o assunto, você vai perceber que ele ainda será bastante abrangente, aberto como uma área de conhecimento.

Então você deverá escolher um ponto de vista para analisar o seu assunto, quer dizer, um foco que ajude a estudá-lo de forma mais estrita.

O ponto de vista pode ser qualquer fato, pessoa, lugar, circunstância ou objeto que tenha alguma relação com o assunto.

O ponto de vista nada mais é que um assunto secundário, que se relaciona com o assunto principal.

Por exemplo, em relação ao assunto “sustentabilidade”, o advogado provavelmente o pesquisaria sob o ponto de vista das leis que a ela se referem, já o contador pelo levantamento de informações e cálculo de resultados, ao passo que o administrador provavelmente em relação aos processos de planejamento, execução e controle de ações ligadas a ela.

O ponto de vista, portanto, é fundamental para que existam pelo menos 02 variáveis, de modo que seja possível estabelecer uma análise entre elas.

Como escolher o tema do TCC

Como escolher o tema do TCC

O ponto de vista pode até ser um outro assunto, posto em comparação com o primeiro.

Nesse ponto, é importante que o pesquisador tenha algum conhecimento sobre o assunto, de modo a identificar nele alguma peculiaridade que possa ser analisada como ponto de vista.

Depois de conhecido o assunto e o ponto de vista, se faz necessário que seja estabelecida uma relação entre eles, normalmente por meio de um substantivo abstrato.

Por exemplo:

A possibilidade do (ponto de vista) para o (assunto).

Essa relação pode ser de causa e consequência, de comparação, de condição, de explicação, indagação, detalhamento, etc.

Palavras de Ligação

Para facilitar a relação entre assunto e ponto de vista, você pode usar, por exemplo, qualquer uma dessas 25 palavras de ligação:

Importância;

Relevância;

Viabilidade;

Vantagem;

Contribuição;

Prática;

Aplicação;

Influência;

Impacto;

Grau;

Nível;

Uso;

Benefícios;

Aspectos;

Procedimentos;

Ensaio;

Estudo;

Ferramentas;

Fator;

Fronteira;

Papel;

Abordagem;

Técnicas;

Formação;

Novo.

É muito importante saber que essas palavras devem estabelecer uma relação entre o assunto e o ponto de vista, pois se elas forem usadas sem contexto, você pode cair no vazio.

Por exemplo:

A importância da (assunto).

Essa formação é absolutamente inócua, pois se houver dúvida quanto à importância de um assunto, em tese nem se justificaria a realização de uma pesquisa sobre ele.

Porém, utilizando uma dessas palavras para relacionar o assunto com o ponto de vista é bem provável que você já consiga ter uma escolha.

Considere o seguinte texto:

“O impacto da seca para a produção pecuária”.

Você percebe que ele contempla um assunto (a seca) e também um ponto de vista (para a produção pecuária), ambos relacionados pela palavra “impacto”?

Você concorda que esse texto é um tema? Com certeza, é!

Porém, imagine como seria árdua a tarefa de levar essa pesquisa adiante… Seria necessário medir as consequências sofridas por várias populações de pecuaristas em todos os lugares no mundo onde houvesse seca, considerando as diversas formas de cultura pecuária, em épocas distintas.

Você acha que seria viável a um estudante de graduação realizar sozinho essa pesquisa? Tenha absoluta certeza que não!

Quando vejo um isso, já fico com medo do que espera aquele, pois a reprovação se torna muito provável, visto que o trabalho, não importa quanto o pesquisador se esforce, sempre ficará incompleto!

Isso acontece por que desse modo ele é abrangente demais!

Terceiro passo: Segmentação

A única forma certeira de definir uma escolha efetivamente viável, realista, original, relevante e objetivo é delimitá-lo.

Mas para conseguir fazer isso, você tem de recortar, segmentar até o ponto em que ele se torne tão específico, que não seja mais possível diminuí-lo.

Como segmentar temas para TCC

É possível fazer de diversas formas, especialmente, quanto:

À população;

Ao sujeito;

Ao produto;

Ao ramo;

Ao lugar;

Ao período, etc.

Delimitação de tema para TCC

Delimitação de tema para TCC

Desse modo, o exemplo que mencionei de temas para TCC anteriormente poderia ser segmentado da seguinte forma:

“O impacto econômico da seca para a produção pecuária, em relação à indústria do queijo, entre os pronafianos da região semi-árida do sertão central cearense, em 2016”.

Percebe como a delimitação foi elevada quase ao seu nível máximo? Você concorda que dessa forma o pesquisador terá oportunidade de fazer um estudo bem mais focado e, consequentemente, mais rico?

Nesse caso, o pesquisador vai analisar o impacto da seca para a produção pecuária, entretanto, só um tipo de impacto (o econômico), mas somente em relação a um único produto (queijo), numa única atividade (indústria), entre uma população restrita (pronafianos), de apenas uma parte de uma única região (semi-árido do sertão central cearense), durante um único exercício (2016).

Tenha a certeza de que se alguém escrever sobre isso, terá um domínio tão particular das informações que será praticamente impossível a qualquer examinador de banca fazer uma pergunta que o escritor não consiga responder! 

Mas calma! É claro que você não precisa usar todas as formas de segmentação.

Às vezes, segmentando apenas pela população, lugar ou período, já é possível estudá-lo completamente no seu TCC e essa é a primeira medida para saber o ponto certo.

Perceba também, no exemplo acima que, se o pesquisador tentar restringir ainda mais a pesquisa, correrá o risco de não ter material para estudar.

Quando isso acontecer (a pesquisa inteira do objeto de estudo couber no seu TCC e você não tiver mais como diminuí-lo, sem inviabilizar o estudo), você pode ficar seguro de que atingiu o ponto ideal de escolha e delimitação do tema.

ebook temas para TCC.pdf

Conclusão

O sonho de quase todo aluno concludente é descobrir a fórmula ideal para a escolha de temas para TCC.

Você deve estar se perguntando cadê essa fórmula, pois já estamos na conclusão, não é?

Não sei se você percebeu, mas todos os ingredientes e a forma de fazer já foram completamente explicados. Falta apenas sintetizar tudo para obter a tão desejada fórmula, então vamos lá!

As 06 Características 

No primeiro capítulo, mostrei a diferença entre uma área de conhecimento e um assunto. Depois expliquei as características essenciais que você deve garantir. Também, mostrei por que o o tema de TCC deve ser realista, objetivo, original, relevante, viável e delimitado.

Sei que nesse momento você deve ter se assustado diante de tanta exigência. Mas tenho certeza que no capítulo seguinte você percebeu que esse processo nem é tão complicado assim. Os 03 passos necessários para a delimitação de tema completa devem ter facilitado bastante sua perspectiva.

Os 03 passos de como escolher o tema do TCC

O primeiro passo é a escolha de um assunto, cujo requisito essencial é ser muito interessante para quem vai escrever. Por isso te mostrei 03 dicas fáceis:

Usar a memória afetiva e utilizar o conteúdo da aula que você mais gostou no curso;

Usar algum desafio, pendência ou dificuldade profissional como mote para a pesquisa; ou

Sonhar com a área profissional que você deseja trabalhar no futuro e já começar a pesquisar sobre ela.

O segundo passo é fixar um ponto de vista para analisar o assunto. A ideia aqui é criar 02 variáveis capazes de criar uma relação entre o assunto e o ponto de vista escolhido. Só isso provavelmente já resultará numa boa escolha, ainda que abrangente demais. De quebra, ainda indiquei 25 palavras que podem ser usadas para fazer essa relação.

O terceiro passo é a segmentação, ou seja, pegar a relação entre o assunto e o ponto de vista e recortá-la. Faça isso até que não seja mais possível diminuir sua abrangência. Há várias maneiras, mas você pode fazer por meio de uma população ou sujeito, produto, ramo, lugar ou período.

Depois desses 03 passos, você deve ter percebido que eles vão trazer segurança, eficiência e rapidez.  Será praticamente impossível a banca examinadora fazer uma pergunta que você não saiba responder.

A fórmula ideal de temas para TCC

Diante disso, nós já podemos construir a fórmula:

TEMA DE TCC = (Assunto + Ponto de vista) X Palavra de Ligação + Segmentação.

Onde segmentação é qualquer restrição relativa a população, sujeito, lugar, período, produto, ramo, etc.

Como escolher o tema do TCC - A Fórmula ideal

Como escolher o tema do TCC – A Fórmula ideal

Viu como é fácil? O segredo é não se afobar e ir seguindo o passo a passo, do geral para o específico! Faça isso com calma, desde a escolha de um assunto interessante para você até a completa delimitação do seu tema de TCC.

Espero que você consiga fazer sua escolha hoje mesmo. Tenho certeza que agora você é capaz de fazer isso com facilidade.

Mesmo assim, se você quer que eu analise sua escolha ou ajude a terminá-la? Então deixa um comentário no formulário logo abaixo desse texto e eu te ajudarei!

Ah! Se esse artigo foi útil para você, não deixa de COMPARTILHAR suas redes sociais! Vamos acabar com esse mito de que fazer TCC é difícil!

No próximo artigo vou te ensinar como fazer uma introdução de TCC infalível (veja aqui).

Um abraço e até breve!

Professor André Fontenelle

Comentários

2018-07-30T12:04:18+00:00

22 Comments

  1. Anônimo 16/08/2018 em 4:32 PM

    Dicas importantes são relatadas, foi de grande utilidade a leitura deste texto o qual me ajudou a delimitar o tema para obter um tópico definitivo.

    [email protected]

  2. André Fontenelle 27/06/2018 em 8:15 AM

    Pode ser algo assim: as vantagens do diagnóstico precoce das neuroses que causam evasão escolar.

  3. André Fontenelle 27/06/2018 em 8:14 AM

    Pode ser algo assim: as vantagens do diagnóstico das neuroses que causam evasão escolar.

  4. Edna Paiva 27/06/2018 em 7:09 AM

    Ola Professor! Como delimitar um tema sobre psicologia na educação, levando em conta as neuroses que causam a evasão escolar, saude mental. ? Por favor, obrigado.

  5. Daniel Barros Santana 11/05/2018 em 11:37 AM

    Olá professor, vi seus vídeos no youtube e resolvi te enviar esta mensagem. Iniciei em um curso de história no ano de 2005 e acabei abandonando por motivos de trabalho, porém retornei em 2016 , enferrujado e com um probleminha em particular. Eu fazia História Licenciatura na Federal do RN, lá não tem tcc , somente relatórios de estágio, nisso eu estava sossegado. Porém a faculdade que estou agora ( ESTÁCIO) exige relatório de estágio e tcc, eu não sabia que iria produzir um tcc até iniciar meu último semestre e ver a matéria na minha grade! Paguei metodologia da pesquisa em 2005, lembro mais de quase nada.
    Estou com a tarefa de escolher um tema, pesquisar livros, lê-los e redigir um tcc tudo num semestre só, aliás, esse semestre já era! a data de entrega é dia 18 e só tenho um texto de introdução escrito. As leituras que coloquei como objeto de estudo me tomaram um tempo grande.
    Meu plano é preparar tudo para entregar no próximo semestre. A orientadora não me dá respostas, aliás , me faz mais e mais perguntas e é ela sozinha para orientar um grande grupo de pessoas, no fim das contas estou aborrecido e envergonhado de perguntar coisas em meio a tantas pessoas. O senhor trabalha com orientação?

  6. Carol Oliveira 30/03/2018 em 5:38 PM

    Boa tarde professor, sou aluna de direito e decidi mudar de tema por ter pouco conhecimento do antigo e não achar material. Escolhi esse no qual achei interessante : Aplicação da teoria da cegueira deliberada especificamente nos crimes de lavagem de dinheiro, no ordenamento jurídico brasileiro. O que o Senhor acha deste tema? seria errôneo aborda-lo de forma a defender sua aplicação sendo que há divergência doutrinária quanto ao dolo eventual nos crimes de lavagem? Se o tema escolhido estiver bom, seria preciso delimitá-lo mais ainda?

  7. Marcos 30/03/2018 em 10:46 AM

    Oi professor André! Sou aluno do curso de tecnologia em gestão de turismo, o meu tema será sobre: como a gastronomia pode fomentar Destinos, porém estou com o TCC quase pronto enviei para a minha orientadora é ela pediu que eu fizesse algumas correções, porém estou com dificuldades pois o meu curso e a distância e os orientadores não tem muita paciência, então gostaria de enviar para o senhor poder da uma ajuda nesse TCC.

  8. Anônimo 24/03/2018 em 7:08 AM

    Bom dia eu estou com dúvidas sobre a escolha que eu fiz.eu aluno do curso engenharia de produção e vi os passos que você passou e mesmo assim estou achando que não bom.
    O tema que fiz.
    A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO BA DISPONIBILIDADE DO PRODUTO AO CLIENTE, EM RELAÇÃO A EMPRESA DE PRODUTOS ELETRÓNICOS, ENTRES SEUS CONSUMIDORES NA REGIÃO SUL E SUDESTE EM 2016. esse foi o que escolhi queria sua opinião se está certo ou não?

  9. André Fontenelle 23/03/2018 em 9:52 AM

    Problema: De que forma é possível aplicar a fórmula de Baskara fora da matemática?

  10. André Fontenelle 23/03/2018 em 9:51 AM

    Problema: De que forma é possível aplicar a fórmula de báskara fora da matemática?

  11. Luciane sousa 23/03/2018 em 9:43 AM

    Professor sou aluna do curso de matemática e meu tema é sobre a Fórmula de Baskara, quero mais ou menos isso aqui discuti sobre as diversas formas de aplicar a formula nas diversas areas da ciencia, mas ainda não conseguir tirar a problematicaa, tenho muitas ideias bagunçadas, me ajude por favor!
    Desde já agradeço
    Aguardo a resposta o mais rápido possível

  12. Anônimo 23/03/2018 em 9:34 AM

    Bom dia sou discente do curso de matemática, meu tema é sobre a Fórmula de Baskara, discuti sobre as diversas formas de aplicar a formula nas diversas areas da ciencia! Mas as ideias estão embaralhadas e ainda não conseguir o problema a ser discutido!
    Desde já agradeço e aguardo resposta rapida!

  13. Raqueli 21/03/2018 em 8:23 AM

    Meu tema é a importância da auditoria interna nas organizações mas não sei qual problema pergunta usar para solucionar dar uma dica

  14. ESTER CHAO OJOPI 10/01/2018 em 12:38 PM

    PARABÉNS PROFESSOR ANDRÉ FONTENELLE pelas excelentes dicas, sou discente do curso de letras em RONDÔNIA e pretendo fazer o meu TCC sobre história e cultura da mulher boliviana. Gostaria que me desse algumas sugestões ou exemplos pra organizar minhas ideias que estão embaralhadas sobre esse tema que não sei por onde começar.AGUARDO SUA AJUDA OKKKK!!!!!!!

  15. […] usar nenhum deles, nossa recomendação é conhecer o método do Professor André Fontenelle sobre temas para TCC. Ele é, sem dúvidas, a maior autoridade do Brasil na atualidade, quando o tema é “como […]

  16. Eva Sandy Franco 19/08/2017 em 10:08 PM

    Professor André, sou aluna da FIC Moreira Campos, suas explicações são excelentes, e estão me auxiliando bastante. Gostaria de uma orientação em relação ao meu tema, que está assim: “Cláusula limitativa com relação à cobertura nos planos de saúde: uma interpretação à luz do Código de defesa do consumidor.”
    A problemática a ser abordada é sobre que o plano de saúde pode estabelecer quais doenças estão sendo cobertas (conforme rol taxativo da ANS), mas não que tipo de tratamento.

    Grata.

  17. André Fontenelle 19/08/2017 em 5:48 PM

    Por exemplo, se você quisesse analisar a questão da judicialização diante de uma postura mais proativa do judiciário, poderia fazer algo como “As evidências de ativismo judicial frente à crescente demanda das ações de cobrança de medicamentos não fornecidos pelo SUS.”

  18. André Fontenelle 19/08/2017 em 5:39 PM

    Me preocupa uma coisa: você pretende descobrir qual é o papel do Poder Judiciário nesse caso?Talvez sua pesquisa fique sem objeto, pois o papel do judiciário é sempre julgar conforme o ordenamento. Talvez se você mudar a expressão “papel” para desafios, dificuldades, limitações ou outra palavra de ligação, pode ser que o tema fique mais preciso. Qual a problemática que você quer abordar?

  19. Paula Costa 19/08/2017 em 2:02 PM

    Professor André, fui sua aluna na disciplina de Empresarial I na Fic Moreira Campus. Adorei suas explicações e acredito que irá me ajudar no TCC, estou com muita dificuldade para limitar meu tema. Poderia analisar meu tema? Ainda estou insegura sobre a escolha, se trata “O Poder Judiciário e o seu papel frente a crescente demanda das ações de cobrança de medicamentos não fornecidos pelo SUS.”

  20. […] Importante: Se a pergunta ou comentário estiver fora do seu problema, não hesite em dizer que esse ponto não fazia parte do âmbito da pesquisa. Foi para ter essa estratégia de proteção que te ensinei a delimitar ao máximo possível seu tema (acesse aqui). […]

  21. […] eu recomendo que você quebre seu tema em pelo menos 03 partes. No artigo sobre temas para TCC (acesse) eu mostrei para você o método que ajuda você a fazer essa […]

  22. André Mendes 17/01/2017 em 9:22 PM

    Excelente forma de escolher o tema!

    Acredito que seja muito útil para todos que estão perdidos na escolha do tema.
    Para aqueles que têm pouco tempo para a entrega do TCC, escrevi 5 dicas de como obter um bom resultado em pouco tempo. Agradeço se puder compartilhar!
    https://mendesmind.wordpress.com/2017/01/13/tcc-nota-10-em-7-dias/

    Obrigado!

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Temas para TCC - A fórmula ideal para fazer essa escolha

Como escolher temas para TCC? Aprenda agora uma fórmula simples e o método definitivo para você fazer sua escolha com facilidade, eficiência e segurança!