Estrutura do TCC – Como fazer um TCC passo a passo

Estrutura do TCC – Como fazer um TCC passo a passo
4.5 (90%) 10 votes

Estrutura do TCC – Como fazer um TCC passo a passo

Quais são os elementos que devem estar contidos num TCC? Você sabe? Pois é… Um aspecto aparentemente básico, mas que acaba se tornando problemático por ser pouco conhecido é a estrutura do TCC.

Eu sou o professor André Fontenelle e hoje vou explicar para você qual é a estrutura básica de um TCC.

Eu também vou te mostrar quais são os principais elementos e por onde você deve começar.

Então não sai daí sem ver esse vídeo até o final. Aproveita e se inscreve no meu canal, curte o vídeo e deixa suas dúvidas nos comentários.

Ah! Se você quiser informações mais detalhadas vai lá no meu blog, aqui na descrição do vídeo tem o link de um artigo onde eu mostro mais detalhes para você.

ebook temas para TCC.pdf

A estrutura do TCC

Todo TCC deve ter seus elementos divididos em 03 grupos, que se convencionou chamar de:

Elementos pré-textuais;

Elementos textuais; e

Elementos pós-textuais.

A definição de quais elementos devem estar em cada uma dessas 03 partes normalmente é feita por cada instituição de ensino.

Isso por que existem normas ABNT sobre esses elementos, mas não há a obrigação de usar todos eles.

Por isso eu recomendo que você procure o manual de trabalhos científicos da sua faculdade. Normalmente eles já entregam modelos pré-prontos que ajudam muito na elaboração do TCC.

Então eu vou mostrar para você quais são os principais dentre esses elementos e dizer quais são os obrigatórios.

Vamos começar pelos elementos pré-textuais:

Os elementos pré-textuais são utilizados para fazer a identificação do autor, da pesquisa e também para fazer um mapeamento as demais partes do texto.

Normalmente, podem estar na parte pré-textual, conforme cada instituição, os seguintes elementos:

Capa;

Folha de rosto

Folha de aprovação;

Dedicatória;

Agradecimentos;

Epígrafe

Resumo em português;

Resumo em língua estrangeira;

Sumário;

Lista de ilustrações;

Lista de abreviaturas; e

Lista de siglas.

No meu curso eu explico, passo a passo, como fazer cada um desses elementos mas eu não vou fazer isso agora, senão o vídeo vai ficar longo demais e você vai acabar se enchendo.

Por hora, o que é importante você saber é que cada faculdade pode optar ou não por exigir esses elementos todos, mas de todos eles apenas o resumo é obrigatório em todos os tipos de TCC.

Para ser mais exato, em monografias, dissertações e teses, são obrigatórios a capa, a folha de rosto, a folha de aprovação, o resumo em português, o resumo em língua estrangeira e o sumário.

Entretanto, em artigos científicos, modalidade quase padrão da graduação e nas especializações, é comum que se exija apenas o resumo mesmo.

Resumo

O resumo nada mais é do que uma descrição sintética e objetiva das partes mais importantes do TCC. As regras para a elaboração do resumo estão na NBR 6028 da ABNT.

Basicamente, ele serve para que qualquer pessoa consiga entender exatamente o conteúdo do TCC, sem precisar ler o trabalho inteiro. Então, o resumo deve ser precedido do título do trabalho e nome dos autores.

A primeira frase do resumo já deve indicar o tema do trabalho. Depois, o resumo deve informar os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho.

ebook temas para TCC.pdf

Normalmente, você vai ter que informar tudo isso num único parágrafo, que deverá ter entre 150 e 500 palavras.

Você precisa usar frases afirmativas, curtas, em voz ativa e na terceira pessoa do singular.

No final você deve indicar as palavras-chaves. Recomendo que você indique no mínimo 03 e no máximo 05 delas. Essas palavras-chaves devem ser separadas por pontos e não por vírgulas.

Veja aqui um artigo interessante como fazer um resumo.

Além disso, existem os elementos pós-textuais

Os elementos pós-textuais são as partes que servem de apoio ao texto principal, fazendo remissão a ele (como a referências bibliográficas e o glossário, por exemplo) ou adicionando dados acessórios (como os apêndices e anexos).

Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas são obrigatórias para todo tipo de TCC, pois é esse elemento que vai informar para o leitor onde você coletou as informações que estão na sua pesquisa.

É um dos elementos onde aparecem mais erros. Para você ter uma ideia, a NBR 6023, onde estão as normas ABNT sobre as referências bibliográficas, tem nada menos que 24 páginas.

No meu curso eu explico detalhadamente o formato geral da bibliografia do TCC. Depois, eu explico também, como fazer referência aos mais variados tipos de fonte de pesquisa.

Mas eu também não vou fazer isso agora, pois esse vídeo ficaria, seguramente, com umas duas horas de duração. Isso seria sacal demais e fora do nosso objetivo que é apenas conhecer a estrutura do TCC.

Entretanto, de modo geral, a referência bibliográfica obedece ao seguinte padrão:

Sobrenome do autor em letras maiúsculas;

Nome do autor;

Título da obra em negrito;

Edição;

Cidade;

Editora.

A título de exemplo, se esse vídeo fosse um livro, teríamos um exemplo de referencia bibliográfica pronta, da seguinte forma:

FONTENELLE, André Luiz Moreira. A estrutura básica do TCC. 1. ed. Fortaleza: Editora Meu Blog, 2017.

Apêndices e Anexos

Os apêndices e anexos estão regulamentados na NBR 14724, que estabelece as normas ABNT também para vários outros elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Anexo é qualquer texto ou documento que não foi feito pelo autor. Ele serve para fundamentar, comprovar ou ilustrar alguma informação importante da pesquisa.

Você deve inserir um anexo quando ele representar uma fonte de difícil acesso a outros pesquisadores.

Por exemplo, uma norma interna de uma empresa que você pesquisou pode ser um documento inacessível a outros pesquisadores, então você deve inserí-la como anexo do seu TCC.

Mas uma Lei federal, por exemplo, já não se enquadra nesse perfil, pois ela estará disponível na internet para quem quiser ver.

Já o apêndice é qualquer texto ou documento feito pelo próprio autor. Ele serve apenas para complementar alguma informação que já esteja sintetizada na pesquisa.

O apêndice pode ser, por exemplo, a planilha que você fez para tabular os dados da pesquisa, o questionário que você aplicou na sua pesquisa de campo ou o roteiro de entrevistas do seu estudo de caso.

Por ser algo redundante, o apêndice não deve ficar dentro da parte textual, pois isso iria acabar inflando artificialmente o seu trabalho.

Por fim, temos a parte textual do trabalho

Os elementos textuais representam o texto do TCC propriamente dito. Não preciso nem dizer que essa é a parte mais importante do trabalho, não é?

Os elementos textuais da estrutura do TCC são:

A introdução de TCC;

O desenvolvimento; e

A conclusão.

A introdução de TCC, na minha opinião, é a parte mais importante do TCC.

Isso por que ela representa a primeira impressão que os avaliadores vão ter do seu trabalho.

Ela é também um roteiro, que responde a muitas perguntas sobre o trabalho.

Então esse elemento tem uma influência enorme na hora que eles vão decidir sobre a sua aprovação e sobre a sua nota.

Por isso eu dedico bastante tempo no meu curso para ensinar como fazer uma introdução de altíssimo nível.

Se você quiser saber mais, estou deixando na descrição do vídeo o link de um super artigo do meu blog sobre como fazer uma introdução de TCC.

Eu recomendo que você comece a escrever o TCC pela introdução, pois ela vai acabar se tornando um guia prático para o seu trabalho.

Para você ter ideia, uma introdução bem feita vai te dizer pelo menos onde pesquisar, o que precisa descobrir os métodos para usar e a ordem dos capítulos.

Já o desenvolvimento, é a parte em que você vai inserir o referencial teórico e a análise e discussão dos resultados.

Normalmente são 03 capítulos, sendo 02 para a fundamentação teórica e 01 para fazer a relação entre todas as informações que você coletou na pesquisa.

Depois, tem a conclusão, que é o elemento da parte textual em que você fazer o fechamento do trabalho.

Nela você vai falar das limitações da pesquisa, da consecução dos objetivos, da resposta ao problema e de eventuais recomendações para outras pesquisas.

ebook temas para TCC.pdf

Conclusão – Estrutura do TCC

Pronto! Você já conhece a estrutura do TCC e não corre mais o risco de esquecer nada, nem de colocar os elementos do texto fora de ordem.

Você aprendeu que o TCC é dividido em 03 partes, conforme a organização dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Você também descobriu que existem vários elementos pré-textuais, mas só o resumo é obrigatório em todas as faculdades para todos os tipos de TCC.

Na parte pós-textual, você aprendeu a regra geral das referências bibliográficas, que são obrigatórios para todo tipo de TCC.

Também, conheceu a diferença entre anexo e apêndice, uma das maiores dúvidas que os alunos têm.

Por fim, você conheceu a parte textual do TCC, onde existem basicamente 03 elementos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Talvez aqui esteja a minha principal contribuição de hoje para você: quando eu disse que a introdução é a parte mais importante do seu trabalho, por que praticamente é ela quem vão determinar sua aprovação e sua nota.

Você também aprender que no desenvolvimento devem existir pelo menos 02 elementos, que são o referencial teórico e a análise e discussão dos resultados.

Acho que já falei demais sobre essa tal de estrutura do TCC, não é?

Agora, recomendo que você já passe para a escolha do seu tema de TCC. Aqui no blog tem um artigo só sobre isso.

Mesmo assim, se ainda tiver alguma dúvida, deixa um comentário logo aqui abaixo. Quem sabe eu não posso ajudar?

E não deixa de conhecer meu blog, andrefontenelle.com.br.

Então eu vou ficando por aqui.

Um abraço do Professor André Fontenelle.

ebook temas para TCC.pdf

Comentários

2018-02-23T16:25:27+00:00

12 Comments

  1. cleber 13/08/2018 em 11:48 AM

    muito bom o artigo, obrigado por compartilhar, sucesso tudo de bom pra você.

  2. Pugliese 03/07/2018 em 10:07 PM

    Professor meu curso é fisioterapia e meu tema escolhido é paralisia cerebral infantil e tô me pegando e na delimitação do tema

  3. André Fontenelle 26/06/2018 em 12:41 PM

    Funciona para qualquer trabalho acadêmico

  4. Anônimo 25/06/2018 em 5:42 PM

    isso aii funciona com trabalho do tcem ou só tcc ???

  5. André Fontenelle 22/06/2018 em 3:38 PM

    Pode usar citação na introdução, mas não faça o referencial teórico ali.

  6. André Fontenelle 20/06/2018 em 9:54 PM

    Pode usar citação, o que não pode é começar o referencial teórico na introdução. Quer dizer, na introdução você deve explicar como vai ser o trabalho e não já começar o trabalho, citando conceitos, características, etc.

  7. phillip 20/06/2018 em 9:37 PM

    professor quanto a introdução o senhor ache que se deve fazer com ou sem a citação?

  8. André Fontenelle 18/03/2018 em 7:06 PM

    Trabalho com isso há uns 10 anos!

  9. Wilian de MElo 18/03/2018 em 5:58 PM

    Oi Bacana esse conteúdo você é especialista desde quando ?

  10. Ademário P. Coelho 12/09/2017 em 11:24 PM

    Boa noite professor, no vídeo o senhor informa que no blog tem uma postagem sobre INTRODUÇÃO do tcc, mas não achei, teria como deixar o link?

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Estrutura do TCC - Como fazer um TCC passo a passo!

O que deve ter dentro de um TCC? Aprenda qual é a estrutura do TCC e quais são os principais elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Tire suas dúvidas com o Professor André Fontenelle