Quer ganhar um BRINDE que vai te ajudar no TCC? Preencha com os seus dados e entre na Lista VIP!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on pocket

Como fazer uma introdução de TCC

Como fazer uma introdução de TCC

TCC, monografia, projeto de pesquisa, normas ABNT, trabalhos acadêmicos… Nesse universo há uma dificuldade comum a quase todas as pessoas: Como fazer uma introdução de TCC?

Você deve ter visto no artigo anterior, sobre “Temas para TCC“, que só nesse ano mais de 1 milhão de pessoas vão ter de deixar o seu TCC pronto!

O sucesso dessa empreitada está relacionado com a aplicabilidade dos elementos essenciais na introdução de TCC pelos alunos concludentes de cursos superiores.

Compartilho da ideia de que elaborar uma excelente introdução é apenas uma questão de método.

Por isso, o objetivo geral desse artigo é esclarecer uma das coisas mais importantes sobre como fazer um TCC, que é justamente como fazer introdução de TCC.

O que você vai encontrar nesse artigo?

Na primeira parte, você vai entender o que é TCC e por que sua introdução é tão crucial.

Depois, você irá conhecer os elementos que compõem a introdução de TCC.

Por fim, você irá ver as características e exemplos de cada um dos elementos da introdução de TCC, o que servirá de modelo para o seu próprio texto.

A ideia aqui foi produzir um guia técnico, não científico, porém redigido a partir do estudo da literatura sobre metodologia científica, aliado à minha larga experiência como orientador de trabalhos acadêmicos e integrante de bancas.

Quando terminar, você perceberá que os objetivos serão atingidos e irá descobrir, como fazer TCC, podendo elaborar uma pesquisa bem sucedida, sem retrabalho e sem sofrimento. Desde a primeira frase!

Você vai se arrepender se não ler até a última palavra!

Duvida? Você pelo menos percebeu que acabou de ler uma introdução completa?

Eu falei tudo, mas ainda não disse nada, não é? Então leia até o final e surpreenda-se ao perceber como é simples fazer uma introdução de TCC.

ebook temas para TCC.pdf

Por que a introdução de TCC é importante

O que é TCC 1
O que é TCC?

Trabalho de Conclusão de Curso ou simplesmente TCC é uma pesquisa científica obrigatória, exigida pelo Ministério da Educação como requisito para a conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.

O objetivo é assegurar que todos os graduados tenham pelo menos iniciação no campo da produção científica.

Então, o TCC caracteriza-se também como a avaliação final para a conquista do diploma, realizada, normalmente, apenas uma vez em cada curso.

O TCC normalmente é desenvolvido individualmente por cada estudante, sob orientação de um professor, mas cada instituição de ensino pode desenvolver suas próprias regras, sendo possível sua elaboração em dupla ou em grupos.

Igualmente, o formato do TCC pronto varia bastante entre os diversos cursos e instituições, podendo se caracterizar como relatório, diagnóstico, projeto, artigo científico, monografia, etc.

O TCC deve ser escrito, mas é comum, também, que o estudante tenha de fazer uma apresentação oral para uma banca de examinadores.

Nesse sentido, é bom saber que qualquer evidência de plágio é considerada fraude acadêmica, motivo suficiente para reprovação do aluno.

Além disso, o TCC deve conter alguns elementos específicos e seguir uma rigorosa formatação, nos moldes definidos pelas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

TCC

Por essas circunstâncias, o TCC acaba parecendo mais especial do que ele realmente é: um mero trabalho acadêmico, com qualquer outro, acrescido de algumas formalidades.

O que é TCC 2
O que é TCC?

É claro que o TCC não é um texto qualquer, mas a boa notícia é que não há enigma nenhum para sua elaboração.

Na verdade, a única coisa que diferencia o TCC de uma redação comum é que nele, o aluno identifica um problema relacionado a um assunto da sua área de conhecimento e depois faz uma pesquisa para tentar solucioná-lo.

O que é TCC 3
O que é TCC?

 

Estrutura básica do TCC

A Introdução da estrutura do TCC
A Introdução da estrutura do TCC

Por isso existe uma estrutura básica aplicável a todos os tipos de pesquisa científica. Aos poucos, quando dominar essa estrutura, você só vai precisar se concentrar no estudo do seu tema e mais nada.Num dos próximos artigos, vamos abordar com mais detalhe a estrutura do TCC, mas, de um modo geral, o TCC é formado por elementos:

Pré-textuais;

Textuais; e

Pós-textuais.

Os elementos pré-textuais são aqueles utilizados para identificar o autor, a pesquisa e também para mapear as demais partes do texto.

Normalmente, a parte pré-textual compreende, no todo ou em parte, conforme cada instituição: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, sumário, listas de ilustrações, abreviaturas e siglas.

Os elementos pós-textuais são as partes que servem de apoio ao texto principal, fazendo remissão a ele (como a referências bibliográficas e o glossário) ou adicionando dados acessórios (tais como os apêndices e anexos).

Já os elementos textuais são aqueles que representam o TCC propriamente dito. Essa é a parte mais importante da estrutura do TCC pronto. Os elementos textuais são: a introdução de TCC, o desenvolvimento e a conclusão.

Sobre o desenvolvimento e a conclusão falaremos em outro artigo, já que o presente texto tem como objeto central a introdução de TCC.

Introdução de TCC

Você já foi ao cinema alguma vez e acabou vendo um trailer tão bacana que acabou tendo vontade de assistir outro filme que não estava nos seus planos?

Então saiba que um trailer nada mais é do que uma boa introdução, porém no formato de vídeo e, claro, nesse caso sem dar nenhum indicativo do final!

É por isso que a introdução de TCC é tão importante, ela é responsável pela primeira impressão que o leitor vai ter do seu texto. É a qualidade da introdução de TCC que vai definir se o leitor vai ler a sua pesquisa, ou não.

Você percebe a importância disso?

Introducao de TCC 1
Introdução de TCC

Agora, vou adicionar mais um argumento, torcendo para que meus colegas docentes não descubram o que eu irei falar:

Lembre que sua banca normalmente ocorrerá no final de um semestre, época das provas finais, com os professores super ocupados;

Imagine também que eles, talvez, irão receber dezenas de artigos ou monografias para avaliar em, provavelmente, menos de uma semana;

Agora responda:

Você acredita que eles irão ler todas as páginas de todos os trabalhos, com o mesmo cuidado?

Você acredita que o examinador irá aprovar um texto que ele achou tão ruim a ponto de não conseguir terminar de ler?

Qual a chance que você tem para mostrar ao avaliador que sua pesquisa é boa?

A Introdução no Cinema

Eu sei, você respondeu o mesmo que eu: fazer uma boa introdução de TCC é a oportunidade de ouro para você avançar muito em direção à aprovação!

Veja o trailer de um filme qualquer e veja como ele foi planejado:

Primeiro, alguma cena apresenta o enredo, atraindo sua atenção;

Depois é demonstrada rapidamente a trama;

Em seguida, há breves cenas de cada parte do filme;

Também, são sutilmente indicadas as principais técnicas usadas, como efeitos especiais, coreografias de lutas, fotografia, etc.;

Por fim, um breve gostinho de final, mas sem solucionar a trama.

A introdução de TCC vai seguir mais ou menos a mesma lógica, só que de uma maneira mais formal, por meio de alguns elementos específicos. Vamos conhecê-los?

Como fazer uma introdução de TCC

A principal razão do mito que se criou em torno do TCC é que a grande maioria do público acadêmico, incluindo muitos professores, desconhecem a estrutura básica que toda pesquisa científica deve ter.

A ignorância sobre essa estrutura faz com que a tarefa de escrever um TCC se torne muito mais árdua, demorada e ineficiente, pois como as pessoas ficam sem saber por onde começar e em que ponto devem chegar, acabam desperdiçando muito trabalho.

Em suma, todo TCC tem que ter introdução, desenvolvimento e conclusão, porém, mais importante que isso são os elementos que devem estar contidos em cada uma dessas partes.

Devo alertar, contudo, que omiti os elementos pré-textuais e pós-textuais, como o resumo e as referencias bibliográficas, por exemplo, bem como o desenvolvimento e a conclusão.

No futuro, tratarei deles com o devido cuidado, em artigos específicos, mas apenas no momento certo.

No entanto, especificamente em relação à introdução, é necessário saber que o seu TCC não pode ficar sem nenhum dos seguintes elementos:

Introdução

Introducao de TCC 2
Como fazer uma introdução de TCC

Justificativa

Apresentação do Tema

Problema

Objetivo Geral

Objetivo Específico 1

Objetivo Específico 2

Objetivo Específico 3

Metodologia

Prévia do Capítulo 1

Prévia do Capítulo 2

Prévia do Capítulo 3

Prévia da Conclusão

Esses elementos são fundamentais para garantir que sua introdução de TCC tenha, efetivamente, começo, meio e fim, demonstrando com clareza o escopo da pesquisa para o leitor.

Sua missão, nesse caso, é organizar esses elementos de tal maneira que o leitor fique instigado a continuar lendo a pesquisa.

O segredo para isso é apresentar as informações que você acredita que sejam as mais importantes da pesquisa, mas sem fechar os pontos, quer dizer, sem esgotar nenhum assunto.

Mas você só será capaz disso depois de compreender cada um dos elementos essenciais da introdução de TCC, o que vai acontecer no próximo capítulo.

Quando terminar, se esse artigo for útil para você, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais.

Exemplos de introdução de TCC


Tomara que você comece a escrever hoje mesmo a introdução do seu TCC. Não tenha medo, não procrastine, comece a escrever, mesmo se ainda não estiver totalmente confortável.

Depois de 11 a 15 parágrafos de redação, provavelmente você irá se deparar com uma excelente introdução de TCC.

Mesmo assim, se você ainda tiver alguma dúvida, não saia de mãos abanando… Deixa um comentário no formulário logo abaixo desse texto e eu te ajudarei!

Ah! Não esquece de COMPARTILHAR esse texto nas suas redes sociais! Vamos acabar com esse mito de que fazer TCC é difícil!

Muito obrigado!

Professor André Fontenelle

Se você gostou desse artigo, não deixe de COMPARTILHAR!

É a melhor forma de agradecer e motivar a criação de outros conteúdos como esse!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on pocket

40 respostas

  1. Excelentes as explicações.Faz de faz de forma didática o que facilita a compreensão de todos.
    Obrigada PROFESSOR pela proposta de acabar com o mito de que fazer TCC é difícil.

  2. Como assim prévias (no caso tenho de fazer uma introdução para o curso de técnico de edificações). Mas de resto… Good!

  3. Muito obrigado pela orientação, estava bem perdido sem ter como iniciar meu TCC, agora fico mais tranquilo. Obrigaduuu.

  4. Professor que honra poder lhe agradecer! O senhor tem sido além do Eterno Deus é claro, minha única companhia nas madrugadas e noites do meu TCC! Obrigado por ser este mestre incrível por compartilhar conhecimento e se preocupar com alunos que talvez muitos nem conheça! Nunca esquecerei de nossa jornada rumo à minha graduação! Deus abençoe ricamente sua vida e projetos! Outro professor falou que o TCC lhe testa de verdade no fim e eu poderei dizer até o fim da minha vida que nesse desafio eu tive um amigo que foi o senhor! Muito, muito obrigado!

  5. Obrigada pelas orientações. Gostaria de tirar uma dúvida. A Introdução só pode conter as ideias dos autores, citações, ou eu posso me colocar também de forma a dar um link entre uma citação / ideia dos autores?

  6. Vou compartilhar agora mesmo. Muitíssimo agradecida. Como faço para entrar no Whatsapp?

  7. Preciso de ajuda estou fazendo meu tcc sobre o trabalho de gênero literário cronica dentro do livro didático no 6 ano do ensino fundamental e nao tenho ideia de como osso começa minha introdução, favor preciso muito de ajuda

  8. Show de bola Francisco! Tá aí a fórmula: violência escolar + aprendizado do aluno + impacto de uma coisa para outra. Você já sabe o que fazer em cada um dos 3 capítulos do seu trabalho… massa, não é? Eu baseio todos os meus treinamentos em cima dessa lógica e acho que é por isso que dá certo!

  9. muito importante essa orientação.rascunhei meu tema n vezes e percebia que sempre faltava alguma alguma coisa:a quebra do tema em três partes. Aí eu sair gritando “eureca eureca”…..Pretendo falar sobre violência escolar(tema:o impacto da violência escolar no aprendizado do aluno).

  10. Suas explicações são muito didáticas, excelentes! Estou fazendo meu TCC e com base em suas explicações creio que consiga concluir este trabalho. Deus abençoe sua vida por compartilhar seus conhecimentos e experiências para que outros possam alcançar seus objetivos!

  11. Muito obrigado pela explicação, tenho uma duvida , vou pesquisar um tema sobre avalicao da gestao dos medicamento numa unidade sanitaria. Como determinar o universo nesse Tema?

  12. Eu tenho algumas dúvidas, vejo em muitos trabalhos por ai e até em outros sites tipo esse seu p/ ajudar a desenvolver o TCC, que tem a justificativa logo apos os objetivos e no seu caso a justificativa e a primeira assunto a se tratar, tenho mais uma duvida, vejo também em outros sites que os objetivos e justificativa ficam abaixo desses subtítulos e não em parágrafos subsequentes, qual é o certo afinal?

  13. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento!!! Está me ajudando bastante!!! Tenho uma dúvida: é pra escrever mesmo uma pergunta na introdução? Referente ao problema do tema

  14. Gostei muto , tudo enriquecedor e cheio de informações, parabéns por essa ação de favorecer conhecimento a outras pessoas.

  15. Se for um texto curto, que sirva como justificativa para a escolha do tema, pode. Porém, se for fazer citações, apresentar conceitos, fazer juízo de informações, aí não dá certo, pois nessa caso, você já estaria fazendo o referencial teórico e inserindo ele no lugar errado. Nesse caso, seria melhor criar um capítulo para isso ou então fazer como tópico do primeiro capítulo.

  16. Boa tarde! Gostaria de saber se posso escrever outros pontos para situar meu leitor ao problema da pesquisa. Tipo: meu tema é Ética e conduta cristã uma perspectiva bíblica. Irei trabalhar o aspecto comportamental do crente (cristã) dentro e fora da igreja. Enfatizando o mau comportamento. Daí antes de entrar no meu assunto propriamente dito quero fazer do meu primeiro ponto uma retrospectiva do comportamento cristão no passado. Posso fazer isso?

  17. É isso mesmo! Eu trocaria explicar por descrever. Além disso, o terceiro objetivo determina a necessidade de uma pesquisa de campo sobre a vida escolar das crianças. Se isso estiver nos seus planos… ok!

  18. Olha eu aqui outra vez !!!
    Me perdoe se estou sendo inconveniente, é que me empolguei com suas explicações, agora não consigo mais parar (risos) brincadeirinha. Voltando ao que interessa, com a ajuda de sua explicação separei meu tema em três partes e quero lhe mostrar pra ver se estou no caminho certo, só para lhe situar, o meu curso é de Pedagogia.
    DIFICULDADES E TRANSTORNOS
    Fatores Que Interferem No Processo De Aprendizagem

    Parte 1 – Dificuldades e Transtornos

    Parte 2 – Fatores que Interferem

    Parte 3 – No Processo de aprendizagem

    Reordenando: da parte teórica para a prática

    Objetivo Específico 1: Explicar O Processo De Aprendizagem

    Objetivo Específico 2: Diferenciar Transtornos de Dificuldade

    Objetivo Específico 3: Analisar o impacto dessa interferência na vida escolar de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental

  19. Dentre tantas pesquisas sobre o conceito de tcc este foi o mais esclarecido.
    obrigada!

  20. Maravilha.

    Amei estudar tudo que escreveu.
    Obrigada.
    Já compartilhei e baixei o ebook

  21. Me ajudou muito esse artigo, nem didático e derruba o mito do TCC impossível. Meu TCC é sobre história da enfermagem com metodologia de história oral de vida de cunho biográfico sobre um ex Prof do meu curso. Me sinto mais confiante pra seguir em frente.

  22. Gostei muito do artigo. Quero fazer um trabalho sobre a Favela seu surgimento e problemas… como pode me ajudar…meu curso é Licenciatura em História.
    Aguardo seu contato…

  23. Bacana esse artigo, longo mais objetivo. O meu maior desafio foi a escolhar de um tema, quando encontrei meu tema, ficou tudo mais claro.
    Fiquei um bom tempo só para defini meu tema.

    Abraço

  24. Muito obrigada, estou muito feliz por ler esse artigo. Esclareceu muita coisa, obrigada!

  25. Muito útil e esclarecedor este artigo, ajudou bastante a alavancar minha introdução. Eu estava meio travado nela sem saber o rumo que deveria tomar levando em conta os pontos do pré projeto.

  26. Com essas dicas, finalmente sai da escuridão para a luz. meus sinceros agradecimentos, Professor.

  27. Muitos trabalhos não chegam a bom termo por faltar a compreensão e respeito de como deve ser elaborado corretamente.

Deixe o seu comentário aqui!!!

Veja também esses artigos escritos especialmente para você:

Como fazer um TCC

Projeto de pesquisa: Descubra como fazer, passo a passo, sem orientador!

237seguindo 4.6 / 5 ( 28 votes ) Total: 270 O projeto de pesquisa é uma das mais perigosas armadilhas para os estudantes que ainda não sabem como fazer um TCC. Isso acontece por que maioria deles ainda pensa que o projeto de pesquisa científica não passa de uma formalidade burocrática. Mas esse é o pior dos enganos… Eu fico preocupado quando vejo alguém pensando que o projeto de pesquisa seria uma só formalidade burocrática… Ele é o planejamento,

VER ARTIGO COMPLETO »
Como fazer um TCC Rápido
Como fazer um TCC

Como fazer um TCC rápido? 7 dicas para fazer TCC rápido!!!!!

0seguindo 5 / 5 ( 1 vote ) Total: 1 Como fazer um TCC rápido? Como fazer um TCC rápido? Essa é uma das perguntas que eu mais escuto, principalmente durante a segunda metade do semestre… Por isso, eu vou te mostrar as sete principais dicas que eu conheço para você fazer um TCC rápido! Eu sou o Professor André Fontenelle e já trabalho com orientação de TCC há pelo menos uns nove anos… Com essa experiência toda, eu

VER ARTIGO COMPLETO »
como fazer um tcc passo a passo
Como fazer um TCC

Como fazer um TCC passo a passo – Método de 9 passos!

0seguindo 4.5 / 5 ( 2 votes ) Total: 0 Como fazer um TCC passo a passo? Aposto que você ainda não sabe como fazer um TCC passo a passo, não é? Nesse artigo eu vou te mostrar uma coisa que só os meus alunos têm acesso! Eu vou te mostrar como funciona o método TCC Prático em nove passos. É isso mesmo! Eu vou te mostrar como é que funciona o método que eu ensino no meu treinamento.

VER ARTIGO COMPLETO »

Espera aí, qual é a sua rede social preferida?

Eu estou no Facebook, no Instagram e no Youtube. Você sabia que eu sempre apresento novidades exclusivas por lá?

Então, clica nos links abaixo, me segue e vamos interagir na rede social.

Você pode contar comigo!

Resolva os seus problemas com o TCC de uma vez por todas!

Site criado pessoalmente pelo Professor André Fontenelle, durante as madrugadas de Fortaleza-CEcom amor e a esperança de ver você vencer

© 2016 – 2019 – Todos os direitos reservados. Conheça os Termos de Uso e diga não à pirataria!

Introdução de TCC: Como fazer uma introdução de TCC com exemplos

Aprenda, numa linguagem fácil e com exemplos, uma das coisas mais importantes sobre como fazer um TCC, que é justamente como fazer introdução de TCC.